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Tiradentes divulga filmes selecionados para a Mostra Aurora em 2020

19/12/19 às 13:50 Atualizado em 27/01/20 as 11:05
Tiradentes divulga filmes selecionados para a Mostra Aurora em 2020

A organização da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes divulgou os filmes selecionados para a Mostra Aurora – seção competitiva dedicada a obras de diretores com até três longas-metragens no currículo. A novidade desta edição foi a seleção de oito trabalhos, um a mais do que o número habitual. A curadoria composta por Francis Vogner dos Reis e Lila Foster escolheu os seguintes títulos:

– Cabeça de Nêgo (CE), de Déo Cardoso

– Cadê Edson? (DF), de Dácia Ibiapina

– Mascarados (GO), de Marcela Borela e Henrique Borela

– Pão e Gente (SP), de Renan Rovida

– Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu (SP), de Bruno Risas

– Canto dos Ossos (CE), de Jorge Polo e Petrus de Bairros

– Natureza Morta (MG), de Clarissa Ramalho

– Sequizágua (MG), de Maurício Rezende

Para Francis Vogner, todos estes longas-metragens se aproximam “na cosmopoética de outros tipos de abordagem de elementos identificáveis como pertencentes a um suposto realismo”. Nenhum deles, portanto, usa o real como camisa de força, e sim como ponto de partida para a proposição de reconfigurações.

“Um filme como Cadê Edson?, por exemplo, se utiliza de material televisivo para recriar uma narrativa na contramão da forma como aquela situação e aqueles personagens foram apresentados pelos meios tradicionais de comunicação”, aponta o curador. “No caso de Pão e Gente, que é adaptação do texto A Padaria, de Bertolt Brecht, escrito no começo dos anos 1930, o que o diretor faz é reconstituir o conteúdo do material original para o meio urbano contemporâneo do Brasil, onde as questões apontadas pelo dramaturgo alemão ainda podem reverberar hoje”.

No caso de Natureza Morta, o filme opta por manter o anacronismo romanesco do material original (o romance “A Carne”, de Julio Ribeiro, lançado em 1888), porém transferindo várias de suas inquietações para as aflições do século 21, em especial a subjetividade da mulher diante das violências e opressões de uma sociedade brasileira afundada no patriarcalismo. Por sua vez, Canto dos Ossos, segundo Francis, se vale da multiplicidade de elementos imaginativos (da ficção de horror ao drama social) para apresentar uma abordagem singular do cotidiano de trabalhadores no país, tendo de ponto de partida uma professora vampira.

O universo da sala de aula também é cenário em Cabeça de Nêgo a partir do impasse entre um rapaz que propõe modificações na escola usando de ideias dos militantes dos Panteras Negras e a diretoria que não permite sua liberdade de pensamento. Tentativas de controle social em reação à insurgência de trabalhadores explorados aparece ainda em Mascarados, que acompanha funcionários de uma pedreira goiana em protesto contra baixos salários.

Fechando a lista, há Sequizágua, ambientado no sertão profundo de Minas Gerais e, conforme aponta a curadoria, lidando com suas próprias temporalidades num diálogo aproximado com A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchôa (que inclusive é roteirista do filme de Maurício Rezende); e Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu, que ficcionaliza o dia a dia real de uma família afetada pelo desemprego e pelas dificuldades financeiras e cuja matriarca certo dia desaparece, aparentemente abduzida por forças alienígenas.

Homenagem

A 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que ocorre entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro de 2020, vai homenagear os atores Antônio e Camila Pitanga. O ator está presente no elenco de Os Escravos de Jó, dirigido pelo cearense Rosemberg Cariry e filmado em Ouro Preto, que será o filme de abertura do evento mineiro.

Júri da Crítica

Professores, críticos e pesquisadores integram o Júri da Crítica, que terá a tarefa de escolher não só o melhor filme da Mostra Aurora da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, como também da Mostra Foco (seleção de curtas) e o destaque feminino entre os filmes destas duas mostras competitivas. Integram a seleção: o professor, pesquisador, crítico de música e cinema e produtor Bernardo Oliveira (RJ); a professora, pesquisadora e performer Cíntia Guedes (RJ); a professora e pesquisadora Cláudia Mesquita (MG); o crítico de cinema Luís Soares Júnior (PB); e a pesquisadora e professora Patrícia Machado (RJ).

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