facebook instagram twitter search menu youtube envelope share-alt bubble chevron-down chevron-up link close dots right left arrow-down whatsapp back

Palco de dérbi marcante, Pacaembu recebe filme sobre a história do Guarani

20/05/14 às 09:00 Atualizado em 20/05/14 as 13:25
Palco de dérbi marcante, Pacaembu recebe filme sobre a história do Guarani

A poucos metros do gramado que abrigou o único dérbi ocorrido fora de Campinas, a torcida do Guarani terá, quase 35 anos depois, um novo motivo para celebrar. No próximo dia 30 de maio, às 20h, será exibido no Museu do Futebol, em São Paulo, o documentário Bugrinos – O Filme do Guarani Futebol Clube, que faz parte da competição de longas-metragens do 5º CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol.

O museu está localizado dentro do estádio do Pacaembu, que abrigou, no dia 3 de junho de 1979, o confronto de maior público na história do confronto entre Guarani e Ponte Preta (38.948 pessoas). Naquela ocasião, a festa foi dos bugrinos, que venceram o duelo por 2 a 0, com gols de Capitão e Zenon.

“Aquele jogo remete a uma época em que Guarani e Ponte Preta tinham times muito mais fortes do que os de hoje. Justamente por essa lembrança, conheço bugrinos que pretendem vir a São Paulo para assistir ao filme nesse lugar com tanta história. Estou bastante ansioso para passar o filme no festival”, contou Samir Cheida, diretor do documentário, em entrevista ao Cine Festivais.

Formado em Audiovisual pela Universidade de São Paulo (USP), Samir participou da montagem e da produção dos curtas-metragens A Menina Metalinguística e o Garoto Melancólico e A Florista do Outro Lado da Praça, mas nunca havia trabalhado em um longa-metragem. A ideia de realizar um filme sobre o Guarani se tornou viável quando ele ganhou um edital da prefeitura de Campinas dedicado a projetos culturais.

“Sou bugrino desde pequeno. Como eu morava perto do (estádio) Brinco de Ouro, acompanhei muito o Guarani na adolescência, até vir fazer a faculdade em São Paulo. Depois que me formei, vi que vários clubes brasileiros tinham projetos de filmes para comemorar o centenário e, como o Guarani também ia fazer 100 anos, achei que deveria haver um filme que contasse a história do clube, que é muito rica”, explica o diretor.

>>> Conheça os filmes das mostras competitivas do CINEfoot

Torcedores bugrinos têm destaque no filme

Para contar a história do Guarani o documentário recupera episódios relevantes da história do clube, como a ascensão à primeira divisão do futebol paulista em 1950, o trabalho do técnico Carlos Alberto Silva para levar o time ao título do Campeonato Brasileiro em 1978 (até hoje, o Bugre é o único time do interior que conseguiu o feito) e a equipe dos anos 90 cheia de jogadores que viriam a se consagrar nacionalmente (entre eles Djalminha, Edílson e Luizão).

Ex-jogadores de diferentes épocas, como Dorival, Careca, Neto e Amoroso, deram depoimentos para o filme. Torcedores também foram ouvidos e, ao contrário do que acontece em outros documentários do tipo, concederam entrevista ao lado de seus ídolos, com quem puderam relembrar os feitos do clube.

O documentário sobre o Guarani já teve sessões especiais em Campinas (no Cine Topázio, no Museu da Imagem e do Som da cidade e em sedes de torcidas organizadas) e está à venda em DVD na loja oficial do clube como um produto licenciado – não houve ajuda financeira da agremiação na produção do longa. A exibição no CINEfoot será uma maneira de fazer o filme ser exibido em outros locais, algo pretendido pelo diretor.

“Fiquei muito contente por entrar no festival, justamente porque o filme vai deixar de ser visto apenas pelo torcedor do Guarani, que é quem tem interesse direto pela historia do clube, e passar a ser mostrado para São Paulo e visto por pessoas de outros lugares do país. Quero que o filme circule mais. Seria legal ter uma sessão em Belo Horizonte, por exemplo, porque o Carlos Alberto Silva (ex-treinador do Guarani) mora lá”, planeja Samir.

 

Veja o trailer de Bugrinos – O Filme do Guarani Futebol Clube

 

Serviço

Exibição do documentário “Bugrinos – O Filme do Guarani Futebol Clube” no 5º CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol

Local: Museu do Futebol (Praça Charles Miller, s/nº – Estádio do Pacaembu)

Data e hora: 30 de maio de 2014, às 20h

Entrada gratuita (sujeita à lotação da sala)

Mais informações em: http://www.cinefoot.org/

Entre em contato

Assinar

Siga no Cine Festivais