facebook instagram twitter search menu youtube envelope share-alt bubble chevron-down chevron-up link close dots right left arrow-down whatsapp back

Vencedor do Festival de Brasília, Exilados do Vulcão chega ao circuito comercial

23/04/16 às 15:51 Atualizado em 23/04/16 as 15:53
Vencedor do Festival de Brasília, Exilados do Vulcão chega ao circuito comercial

Vencedor do Festival de Brasília e do Prêmio Especial do Júri no XI Panorama Coisa de Cinema em 2013, o filme Exilados do Vulcão, dirigido por Paula Gaitán, entra no circuito comercial no próximo dia 28 de abril pela Livres Filmes.

Gaitán é cineasta, poeta, fotógrafa e artista visual com uma sólida carreira em documentários. Em Uaka (1988), o documentário etnográfico é infiltrado pela constante invenção visual. Em Diário de Sintra (2007), a memória aparece como criação involuntária a partir da experiência de vida na pequena cidade portuguesa com seu companheiro Glauber Rocha e os filhos do casal. Em Vida (2008) e Agreste (2010), o olhar pessoal da diretora esboça retratos de duas atrizes brasileiras – Maria Gladys, ícone do Cinema Marginal, e Marcélia Cartaxo, presença marcante no cinema brasileiro desde meados da década de 1980.

Em Exilados do Vulcão, a sensibilidade dos ensaios audiovisuais de Paula Gaitán se encontra pela primeira vez com a dramaturgia de ficção, abrindo um novo território para a criação no cinema. O trabalho retrata temas como o universo da mulher e das relações amorosas, bem como a morte, as perdas e a memória afetiva.

No dia 28, o trabalho entra em cartaz nas seguintes localidades: Vitória (Cine Metrópolis), Belo Horizonte (Cine 104), Rio de Janeiro (Espaço Itaú de Cinema – Botafogo), São Paulo (Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca) e Salvador (Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha). No dia 3 de maio, às 20h30, haverá uma sessão do filme no CineSesc, na capital paulista, seguida de debate com Paula Gaitán e crítico convidado.

Veja abaixo o trailer de Exilados do Vulcão.

 

Entre em contato

Assinar

Siga no Cine Festivais