Após não acontecer em 2018 e 2019, o CachoeiraDoc já tem data para sua nona edição: entre os dias 26 e 31 de maio de 2020.
A boa notícia veio acompanhada de um chamado público à participação no processo de curadoria e programação do festival: pelo menos seis integrantes comporão o grupo, que vai trabalhar entre 3 de fevereiro e 15 de abril do ano que vem, com cachê a ser combinado e determinado conforme número de selecionados.
As inscrições para este processo estão abertas e podem ser enviadas até o dia 23 de dezembro, através de formulário presente no site do CachoeiraDoc. Para se inscrever, é preciso:
1 – Ter alguma experiência em programação, seja de festivais, mostras e/ou cineclubes;
2 – Enviar um breve currículo (até 2.000 caracteres);
3 – Enviar uma carta de intenções, em que se manifeste uma perspectiva curatorial própria a ser desenvolvida no confronto com os filmes do presente e em articulação com a trajetória do festival (até 3.000 caracteres).
Em texto na página do festival, a organização faz um balanço de sua trajetória e explica o intuito do chamado público:
“Em 2010, no seio do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, nos engajamos em construir um festival de cinema em Cachoeira, cidade que até então ainda estava à margem dos circuitos cinematográficos do país. Naquela ocasião, tratava-se de criar aqui, em Cachoeira, um espaço de circulação de filmes para retirar nossa nascente comunidade de cinema de uma relativa condição de isolamento. À medida em que o CachoeiraDoc foi amadurecendo, foi também tornando-se claro que estar na periferia dos eventos cinematográficos do país não produziu apenas um desejo de inclusão nas rotas de circulação hegemônicas dos filmes, mas determinou uma perspectiva crítica e curatorial genuinamente periférica e, portanto, contra-hegemônica por excelência. Em 2020, abrimos um novo ciclo, e, para intensificar a experiência de quase uma década, pretendemos contar com a colaboração de novas perspectivas.”