A organização da VIII Janela Internacional de Cinema do Recife anunciou nesta segunda (19) os curtas-metragens selecionados para as mostras competitivas nacionais e internacionais do evento, que ocorre de 6 a 15 de novembro na capital pernambucana.
Ao todo, são 44 filmes de 11 países, que traçam um painel diversificado da recente safra curta-metragista mundial. Este ano, 964 trabalhos de 22 países foram submetidos a processo seletivo.
A competição brasileira traz títulos já consagrados em outros festivais, como E (vencedor da Mostra de Tiradentes em 2014), A Festa e os Cães (vencedor do Olhar de Cinema), Quintal (vencedor do Festival de Brasília) e A Outra Margem (prêmio da crítica e de melhor direção no Festival de Brasília).
Conheça a seguir todos os selecionados.
Curtas Nacionais
– A Clave dos Pregões (Pernambuco), de Pablo Nóbrega
– A Festa e os Cães (Ceará), de Leonardo Mouramateus
– A Invenção da Noite (Paraná), de Tomás von der Osten
– A Outra Margem (Mato Grosso do Sul), de Nathália Tereza
– Biquini Paraíso (Ceará), de Samuel Brasileiro
– Cidade Nova (Ceará/Distrito Federal), de Diego Hoefel
– Command Action (São Paulo), de João Paulo Miranda
– De Terça pra Quarta (Ceará), de Victor Costa Lopes
– E (São Paulo), de Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti e Miguel Antunes Ramos
– Estudo de Persistência (Paraná), de Krefer
– História de Abraim (São Paulo), de Otavio Cury
– Imóvel (Rio de Janeiro), de Isaac Pipano
– Lembranças de Mayo (Minas Gerais), de Flávio C. von Sperling
– Macapá (Maranhão), de Marcos Ponts
– MoBios (São Paulo), de Carlos Eduardo Nogueira
– No Dia em que Lembrei da Viagem a Bicuda (Rio de Janeiro), de Vitor Medeiros
– Outono Celeste (Rio Grande do Sul), de Iuri Minfroy
– Outubro Acabou (Rio de Janeiro/Portugal), de Miguel Seabra Lopes e Karen Akerman
– Quintal (Minas Gerais), de André Novais Oliveira
– Rapsódia para o Homem Negro (Minas Gerais), de Gabriel Martins
– Retrato de Carmen D. (Rio de Janeiro), de Isabel Joffily
– Submarino (São Paulo), de Rafael Aidar
– Superquadra-Sací (Pernambuco), de Cristiano Lenhardt
Curtas Internacionais
– A Glória de Fazer Cinema em Portugal/The Glory of Filmmaking in Portugal (Portugal), de Manoel Mozos
– A Field Guide to the Ferns (Inglaterra), de Basma Alsharif
– Caravan (Austrália), de Keiran Watson-Bonnice
– Cinema (Portugal), de Rodrigo Areias
– Coro dos Amantes/Chorus (Portugal), de Tiago Guedes
– Estratos de la Imagen/Strata of the Image (Espanha), de Lois Patiño
– Fora da Vida/On the Side (Portugal), de Filipa Reis e João Miller Guerra
– Fuligem/Soot (Portugal), de David Doutel e Vasco Sá
– Iec Long (Portugal), de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata
– I’m in Pittsburg and It’s Raining (EUA), de Jesse McLean
– La Fin du Dragon/The Dragon’s Demise (França), de Marina Diaby
– La Impresión de una Guerra/Impression of a War (Colômbia), de Camilo Restrepo
– Livreur/Delivery (Bélgica), de Vladilen Vierny
– Par ce Chemin Descendent les Ombres/Shadows (França), de Didier d’Abreu
– Riot (EUA), de Nathan Silver
– The Old Jewish Cemetery (Holanda), de Sergei Loznitsa
– The Shadow of Your Smile (Rússia), de Alexei Dmitriev
– The Vast Landscape (Croácia), de Lea Vidakovic
– Under the Heat Lamp an Opening (EUA), de Zachary Epcar
– Wayward Fronds (EUA), de Fern Silva
– Why? (Israel), de Nadav Lapid