O DOCSP – Encontro Internacional de Documentário de São Paulo – vai ter a sua segunda edição entre os dias 23 e 30 de setembro, na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500 – Pinheiros). O evento abrange toda a cadeia produtiva audiovisual, desde a formação, com workshops, seminários e laboratórios com documentaristas renomados do mundo todo, até rodadas de negócios, prêmios para os melhores projetos circularem por festivais mundo afora e exibições de documentários com a presença de seus diretores.
Dois tutores de laboratórios já estão confirmados: a espanhola Marta Andreu, coordenadora do Mestrado em Documentário Criativo pela Universitat Pompeu Fabra, de Barcelona, e o brasileiro Sérgio Oksman, cineasta e professor em Madri, que tem em seu currículo mais de cinco documentários exibidos em 250 festivais no mundo todo, com 93 prêmios internacionais.
“O nosso objetivo é fomentar a reflexão sobre as novas narrativas do documentário e criar pontes entre os realizadores e o mercado”, afirma Luis González Zaffaroni, diretor executivo do DOCSP. Luis está à frente do projeto desde 2009, quando criou o DOCMONTEVIDEO, encontro com a mesma proposta realizado há oito anos em Montevideo (Uruguai).
Entre os destaques da programação estão seminários com a montadora Karen Harley e com o escritor e ex-editor da revista Cahiers du Cinéma Jean Louis-Comolli. Todas as atividades são gratuitas, e para se inscrever o interessado deve acessar o site www.docsp.com.