Dirigido por Eryk Rocha, o documentário Cinema Novo, que estreou no último Festival de Cannes e recebeu o prêmio de melhor documentário (L’Oeil D’Or – Olho de Ouro), foi escolhido como filme de abertura do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontece de 20 a 27 de setembro.
O filme é um ensaio poético sobre o movimento homônimo que lançou alguns dos maiores nomes do cinema brasileiro, como Glauber Rocha (pai de Eryk), Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues, Ruy Guerra, Joaquim Pedro de Andrade e Leon Hirszman.
Rocha mescla imagens de arquivo e de acervos dos próprios cineastas (colhidos no Brasil e no exterior), depoimentos recentes e outros nem tanto (vários deles captados especialmente para o longa) para propor um grande passeio pelo movimento nascido nos anos 1960 e que forjou as bases do cinema brasileiro.
“Cinema Novo é o filme ideal para a abertura do Festival de Brasília, pois, ao mesmo tempo que coloca o passado e o presente em conexão direta, apontando sempre para o futuro, o filme relembra e exercita um cinema onde estética e política não se separam. Essas dinâmicas todas são a cara do Festival de Brasília, então começar a edição desse ano sob a égide desse filme será marcante”, diz Eduardo Valente, novo curador do evento.
Leia também: