facebook instagram twitter search menu youtube envelope share-alt bubble chevron-down chevron-up link close dots right left arrow-down whatsapp back

Nova distribuidora vai exibir filme de Lav Diaz e outras “pérolas” de festivais

17/03/15 às 17:04 Atualizado em 17/03/15 as 17:07
Nova distribuidora vai exibir filme de Lav Diaz e outras “pérolas” de festivais

Conhecido pelos filmes de longa duração, que lhe renderam o apelido bem-humorado de “Leva Dias” entre os cinéfilos paulistanos, o cineasta filipino Lav Diaz ganhou notoriedade no nicho dos festivais brasileiros principalmente depois que a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo realizou uma retrospectiva com os seus trabalhos, em 2013. As poucas sessões de seus filmes na Mostra costumavam ser vistas como a única possibilidade de assistir a essas obras em uma sala de cinema. No entanto, a inserção de uma nova distribuidora no mercado brasileiro pretende suprir essa e outras lacunas de nosso circuito exibidor.

Criada pelos cineastas Gracie P e Pedro Henrique Leite, que também irão produzir seus trabalhos pela empresa, a Supo Mungam Films já garantiu os direitos de distribuição do filme Do Que Vem Antes, longa-metragem com cinco horas e 38 minutos de duração que venceu o último Festival de Locarno e recebeu o prêmio do público na categoria melhor ficção internacional na última Mostra de São Paulo.

A previsão é que essa obra seja lançada com um número de cópias reduzido no circuito comercial brasileiro no mês de julho. Antes disso, a distribuidora pretende levar outro filme (ainda não revelado) de Lav Diaz aos cinemas do País. A ideia é que, no futuro, outras obras do filipino sejam lançadas pela Supo Mungam em DVD.

“Nosso foco é distribuir filmes de outras nacionalidades, principalmente da Ásia, da África e do Leste Europeu. São trabalhos de difícil acesso, sendo que alguns deles não passaram em festivais no Brasil e não são facilmente encontrados na internet. Queremos que esses filmes sejam vistos não só pelos cinéfilos de arte, por isso também iremos tentar levá-los para cineclubes e outros lugares que não costumam ter acesso a esse tipo de filme”, contou Pedro Henrique Leite em entrevista ao Cine Festivais.

 

Autores jovens e consagrados

O nome da distribuidora é uma inversão da palavra latina Magnum Opus, usada para se referir a um grande trabalho. “Hoje em dia muitos filmes são julgados como obras-primas, mas muitos trabalhos realmente importantes acabam sendo deixados de lado. Por isso escolhi o nome de Supo Mungam”, comenta Pedro.

O primeiro trabalho da distribuidora chegou ao circuito comercial de São Paulo na última quinta, 12 de março. Um Jovem Poeta é o longa-metragem de estreia do francês Damien Manivel. Exibida nos festivais de Locarno, Roterdã e Berlim, a obra dialoga com elementos da Nouvelle Vague para contar a história de um aspirante a escritor que busca inspiração para escrever seus poemas.

Outro trabalho que terá distribuição da Supo Mungam em breve também é de um diretor francês, mas que vem de uma geração completamente diferente. Prestes a completar 85 anos, Paul Vecchiali é um cineasta independente que começou a carreira nos anos 60 e já realizou mais de 20 longas-metragens. Artista independente que escreve, dirige e produz seus trabalhos, ele já teve filmes exibidos nos festivais de Cannes, Locarno e Veneza.

Conhecido dos cinéfilos brasileiros mais atentos ao circuito de festivais, Vecchiali nunca teve um de seus trabalhos exibidos no circuito comercial brasileiro, mas isso deve mudar já em abril, quando está previsto o lançamento nos cinemas de Noites Brancas no Píer, que foi exibido na última Mostra de São Paulo. O filme é baseado na obra Noites Brancas, do escritor russo Fiódor Dostoiéveski.

Outra obra que já tem distribuição garantida da Supo Mungam para o circuito brasileiro é o filme japonês O Desejo da Minha Alma, de Masakazu Sugita, que deve chegar aos cinemas também no mês de abril.

Para saber mais sobre a Supo Mungam, acesse o site oficial e a página da empresa no Facebook.

 

Veja a seguir os filmes da Supo Mungam que já tem previsão de lançamento (as datas ainda podem sofrer alterações).

– já em cartaz: Um Jovem Poeta, de Damien Manivel

– 9/4 – Noites Brancas no Píer, de Paul Vecchiali

– 23/4 – O Desejo da Minha Alma, de Masakazu Sugita

– 16/7 – Do Que Vem Antes, de Lav Diaz

Entre em contato

Assinar

Siga no Cine Festivais