2019 marca a quinta edição do DOCSP – Encontro Internacional de Documentário de São Paulo. Com o objetivo de celebrar a data, serão exibidos no Centro Cultural São Paulo ( Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo), entre quinta (7) e domingo (10), cinco filmes que fizeram parte de laboratórios do evento em edições anteriores. Todas as sessões serão seguidas de debate com membros das equipes. Conheça a programação.
7/11 – 19h – Sala Paulo Emílio
CINE SÃO PAULO (Ricardo Martensen e Felipe Tomazelli, Brasil, 2017, 78′)
Aquilo que um dia foi uma respeitável sala de cinema, agora está praticamente em ruínas. Seu Chico, o simpático e desastrado proprietário do cinema, inicia uma luta obstinada para salvar o prédio centenário na pequena cidade de Dois Córregos, no interior paulista. Uma declaração de amor ao cinema e um exemplo de luta pelo acesso à cultura.
Sessão seguida de debate com os diretores, Laís Bodanzky, Sérgio Rizzo e Ricardo Ohtake.
8/11 – 19h30 – Sala Lima Barreto
DIZ A ELA QUE ME VIU CHORAR (Maíra Bühler, Brasil, 2019, 86′)
Moradores de um hotel no centro de São Paulo vivem amores tumultuados porsua condição vulnerável e pelo uso abusivo de crack. O edifício é parte de um programa municipal de redução de danos prestes a ser extinto. Entre escadas circulares, quartos decorados, viagens de elevador e ao som das músicas do rádio, os personagens são atravessados pelo espectro da solidão. Retrato de um grupo de pessoas reunidas por laços fortes em frágil abrigo.
Sessão seguida de debate com a diretora, Denis R. Burgierman, Marcos Kurtinaitis e Dalila Camargo Martins (mediação).
9/11 – 17h – Sala Lima Barreto
UM FILME DE VERÃO (Jô Serfaty, Brasil, 2019, 94′)
Durante o verão, Karol, Junior, Ronaldo e Caio estão no último mês das aulas em escola pública do Rio de Janeiro. Quando as férias chegam, a temperatura alcança 40 graus. Imersos nos fios emaranhados que cobrem o céu da favela e os súbitos apagões, estes quatro jovens são afetados pela crise da cidade e se reinventam diante da adversidade.
Sessão seguida de debate com a diretora, Cristina Amaral, Jéssica Queiroz e Cléber Eduardo (mediação).
9/11 – 19h30 – Sala Lima Barreto
CINE MARROCOS (Ricardo Calil, Brasil, 2018, 90′)
Em São Paulo, brasileiros sem-teto, imigrantes latino-americanos e refugiados africanos ocupam um cinema abandonado e recriam cenas de filmes clássicos apresentados ali há 60 anos. Diante da ameaça de despejo, eles vão em uma viagem da realidade para a ficção, de três para duas dimensões.
Sessão seguida de debate com o diretor, Inácio Araújo, Georgette Fadel e Cléber Eduardo (mediação).
10/11 – 17h – Sala Lima Barreto
FABIANA (Brunna Laboissière, Brasil, 2018, 89′)
Fabiana, mulher trans goiana, viveu como uma nômade caminhoneira por todo o Brasil durante mais de trinta anos. Porém, a aposentadoria se aproxima e ela deverá deixar para trás suas aventuras na estrada.
Sessão seguida de debate com a diretora, Laerte, Julia Katharine e Alice Riff (mediação).