A ótima acolhida crítica que Elle vem recebendo desde sua estreia no Festival de Cannes do ano passado, acompanhada das indicações (Oscar) e prêmios (Globo de Ouro) atribuídos à atuação de Isabelle Huppert, recolocaram o nome do diretor holandês Paul Verhoeven em voga.
O Centro Cultural São Paulo aproveita o momento para realizar, entre 1º e 12 de fevereiro, a mostra Território Perverso: Os Filmes de Paul Verhoeven, que traz em sua programação filmes que o diretor realizou a partir da década de 70 – Soldado de Laranja, de 1977, é o filme mais antigo da programação, enquanto A Espiã, de 2006, é a obra mais recente.
A inserção de Verhoeven em Hollywood está bem mapeada pela mostra em filmes como O Vingador do Futuro, Instinto Selvagem e Showgirls. Na mesma toada estão os dois trabalhos que serão exibidos no domingo (dia 5), em DCP, numa parceria com o projeto Cine Phenomena. Às 17h, será exibido Robocop – O Policial do Futuro, e às 19h10 será a vez de Tropas Estelares.
No sábado (4), às 17h30, o crítico Luiz Carlos Oliveira Jr. dará uma palestra sobre a obra do diretor holandês tendo como ponto de partida o título “Paul Verhoeven: entre os excessos do corpo e da consciência”.
Para conhecer a programação completa da mostra Território Perverso: Os Filmes de Paul Verhoeven, clique aqui.