O filme Winter Sleep, do turco Nuri Bilge Ceylan, venceu o prêmio máximo do Festival de Cannes 2014: a Palma de Ouro. Os últimos cinco filmes de Ceylan, incluindo este último, foram selecionados para a competição oficial do festival francês, e ele já havia conquistado o Grande Prêmio do Júri (com Distante e Era Uma Vez na Anatólia) e o prêmio de melhor diretor (3 Macacos) antes de obter a honra máxima do evento no último sábado (24).
Winter Sleep, que tem 3 horas e 16 minutos de duração, conta a história de Aydin, um ator aposentado que gerencia um hotel no centro de Anatólia com sua jovem esposa Nihal, com quem tem uma relação tempestuosa; e com sua irmã Necla, que se recupera de um divórcio. Quando a neve começa a cair, o hotel se torna o refúgio desta família, mas também um ambiente com potencial para aumentar suas animosidades.
Presidido pela neozelandesa Jane Campion, o júri do Festival de Cannes concedeu o seu Grande Prêmio, espécie de segundo lugar da competição, para o filme Le Meraviglie, da italiana Alice Rohrwacher. Já os troféus de atuação foram para a americana Julianne Morre, por Maps to the Stars, de David Cronenberg, e para o britânico Timothy Spall, por Mr. Turner, de Mike Leigh.
Os irmãos Jean-Luc e Pierre Dardenne, vencedores da Palma de Ouro por Rosetta e A Criança, foram os grandes esnobados na premiação. Bem acolhido pela crítica, o filme Dois Dias, Uma Noite não recebeu qualquer troféu, nem mesmo para a elogiada atuação da francesa Marion Cotillard.
Leia a seguir a lista completa de vencedores do Festival de Cannes 2014.
Palma de Ouro (melhor filme) – Winter Sleep, de Nuri Bilge Ceylan
Grand Prêmio do Júri – Le Meraviglie, de Alice Rohrwacher
Melhor Ator – Timothy Spall, por Mr. Turner
Melhor Atriz – Julianne Moore, por Maps to the Stars
Melhor Diretor – Bennett Miller, por Foxcatcher
Melhor Roteiro – Andrewy Zvyagintsev e Oleg Negin, por Leviathan
Prêmio do Júri – Dividido entre Mommy, de Xavier Dolan, e Adiue au Langage, de jean-Luc Godard
Câmera de Ouro (melhor estreia) – Party Girl, de Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis
Melhor Curta-Metragem – Leidi, de Simón Mesa Soto (Colômbia), com menções honrosas para Aïssa, de Clément Trehin-Lalanne (França) e Ja Vi Elsker, de Hallvar Witzo (Noruega)