A comédia argentina Relatos Selvagens, que é dirigida por Damián Szifron e tem o ator Ricardo Darín no elenco, será o filme de abertura da 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A sessão, só para convidados, está marcada para o dia 15 de outubro, no Auditório Ibirapuera.
O filme, que concorreu à Palma de Ouro no último Festival de Cannes, segue seis histórias individuais sobre vingança e a perda de controle, em situações que vão da civilização à mais pura selvageria. A obra foi produzida pelo cineasta espanhol Pedro Almodóvar, que assina o pôster da 38ª Mostra e terá uma retrospectiva de seus filmes no evento.
Damián Szifron, diretor do longa, criou as séries de televisão Los Simuladores e Hermanos y Detectives para a rede de TV argentina Telefe. Dirigiu antes os filmes El Fondo del Mar (2003) e Tempo de Valentes (2005).
Nos últimos anos, a Mostra teve como filmes de abertura o americano Inside Llewyn Davis – Balada de Um Homem Comum, dos irmãos Joel e Ethan Coen; o chileno No, de Pablo Larraín; o franco-belga O Garoto da Bicicleta, dos irmãos Jean-Luc e Pierre Dardenne; e o português O Estranho Caso de Angélica, de Manoel de Oliveira, coproduzido pela Mostra.
A 38ª Mostra de São Paulo acontece entre os dias 16 e 29 de outubro. A Central da Mostra no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073) abre dia 6 de outubro para informações e dia 11 de outubro para venda de permanentes e pacotes de ingressos.