facebook instagram twitter search menu youtube envelope share-alt bubble chevron-down chevron-up link close dots right left arrow-down whatsapp back

Cinemateca realiza mostra sobre Heróis e Anti-heróis

20/05/14 às 16:32 Atualizado em 20/05/14 as 17:36
Cinemateca realiza mostra sobre Heróis e Anti-heróis

A Cinemateca Brasileira realiza, entre os dias 23 de maio e 8 de junho, a mostra Heróis e Anti-heróis. Serão exibidos 14 filmes de diversos períodos e países, todos eles em cópias 35 mm pertencentes ao acervo da Cinemateca. A entrada nas sessões é gratuita.

A seleção traz clássicos como O Bandido da Luz Vermelha, uma das obras-primas de Rogério Sganzerla, conduzido por um protagonista irônico e trágico; Os Guarda-Chuvas do Amor, de Jacques Demy, e sua heroína romântica interpretada por Catherine Deneuve; Broadway Danny Rose, de Woody Allen, que interpreta um atrapalhado agente teatral perseguido pela máfia; e o detetive de Antonio Fagundes em A Dama do Cine Shangai.

>>> Conheça outras mostras em cartaz em São Paulo

Veja a seguir a programação completa da mostra e as sinopses dos filmes.

 

Sexta – 23/05

Sala BNDES

18h00 – Longe do Paraíso (Far from Heaven), de Todd Haynes

EUA, 2002, 35mm, cor, 107 min

Elenco: Julianne Moore, Dennis Quaid, Dennis Haysbert

Sinopse: Dona de casa leva uma vida aparentemente perfeita, com filhos, um dedicado marido, e a possibilidade de ascensão social. Mas um dia tudo cai por terra quando vê o marido beijando outro homem. Ela faz amizade com um jardineiro negro, mas a aproximação dos dois causa desconfiança junto a vizinhança. Releitura de Tudo que o céu permite e Imitação da vida, de Douglas Sirk, e O medo devora a alma, de Rainer Werner Fassbinder.

 

20h00 – Antes da Revolução (Prima della rivoluzione), de Bernardo Bertolucci

Itália, 1964, 35mm, pb, 112′

Elenco: Adriana Asti, Francesco Barilli, Allen Midgette, Morando Morandinni, Gianni Amico.

Sinopse: Fabrizio, um jovem de 22 anos, passa por uma fase de indecisão política e afetiva. Apesar de renegar a burguesia, não se sente à vontade no movimento revolucionário, pois se considera à frente das ideologias da esquerda. Ao mesmo tempo, vive um amor conturbado com sua tia. Antes da Revolução é um filme emblemático sobre a juventude dos anos 60 e um dos mais importantes da obra de Bernardo Bertolucci.
Classificação indicativa: 14 anos

 

Sala Petrobras

19h00 – Broadway Danny Rose, de Woody Allen

EUA, 1984, 35mm, pb, 84′

Elenco: Woody Allen, Mia Farrow, Nick Apollo Forte

Sinopse: Agente fracassado de um cantor, amante da namorada de um ciumento gangster, é perseguido pela máfia. Fotografia de Gordon Willis, frequente colaborador de Woody Allen. Indicado aos Oscars de direção e roteiro original e ao Globo de Ouro de melhor atriz de comédia para Mia Farrow.

 

Sábado – 24/05

Sala BNDES

17h00 – 2046, de Wong Kar-Wai

Hong Kong, China, França, Itália, Alemanha, 2004, 35mm, cor, 129′

Elenco: Tony Leung, Gong Li, Takuya Kimura, Maggie Cheung, Zhang Ziyi

Sinopse: Escritor retorna a Hong Kong para escrever um romance. Ele se hospeda em um hotel barato em Wanchai, assumindo a personalidade de conquistador e inicia uma série de relações amorosas com quatro diferentes mulheres que se hospedam no quarto 2046. Fotografia de Christopher Doyle e Pung-Leung Kwan. É o último filme de uma trilogia de Kar-Wai formada por Dias selvagens e Amor à flor da pele.

 

19h30 – Tabu (Gohatto), de Nagisa Oshima

Japão, 2000, 35mm, cor, 118′

Elenco: Takeshi Kitano, Ryuhei Matsuda, Shinji Takeda, Tadanobu Asano

Sinopse: Jovem de dezoito anos torna-se membro de uma tropa de samurais especialmente selecionados pelo Shogun, e desperta um misto de fascínio e atração sexual entre os demais guerreiros de sua tropa. Último filme do mestre do cinema japonês Nagisa Oshima.

 

Sala Petrobras

18h00 – Gladiador (Gladiator), de Ridley Scott

EUA, 2000, 35mm, cor, 155′

Elenco: Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen, Oliver Reed, Richard Harris

Sinopse: Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius, o imperador desperta a ira de seu filho Commodus ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus, o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus. Versão de A queda do Império Romano, dirigido por Anthony Mann em 1964.

 

Domingo – 25/05

Sala BNDES

17h00 Os Guarda-chuvas do Amor (Les Parapluies de Cherbourg), de Jacques Demy

França, 1963, 35mm, cor, 91’

Elenco: Catherine Deneuve, Nino Castelnuovo, Anne Vernon, Marc Michel

Sinopse: Jovem vive como mecânico numa oficina de carros namora uma adolescente que trabalha com a mãe numa loja de guarda-chuvas. Convocado pelo exército, ele parte para a Guerra da Argélia e a adolescente descobre que está grávida. Filme inteiramente cantado de Jacques Demy, com brilhante trilha sonora de Michel Legrand. Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1964.

 

19h00 – Corpo Fechado (Unbreakable), de M. Night Shyamalan

EUA, 2000, 35mm, cor, 106′

Elenco: Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Robin Wright

Sinopse: Um espantoso desastre de trem choca os Estados Unidos. O único sobrevivente deste acidente sai completamente ileso, para espanto dos médicos e de si mesmo. Buscando explicações sobre o ocorrido, ele encontra um homem que sofre de uma doença que faz com que seus ossos quebrem como vidro. Obra-prima do moderno cinema norteamericano. Música de James Newton Howard, habitual parceiro de Shyamalan.

 

Quinta – 29/05

Sala BNDES

18h00 – Kika, de Pedro Almodóvar

Espanha/França, 1993, 35mm, cor, 114’

Elenco: Verónica Forqué, Peter Coyote, Victoria Abril, Alex Casanovas, Rossy de Palma

Sinopse: Kika é uma maquiadora otimista que vive com um fotógrafo, Ramón, seu oposto: muito fechado e obcecado pela morte da mãe. Kika tem uma amiga, Amparo, e uma inimiga, Andrea Caracortada, apresentadora do programa de TV O pior do dia. Com figurinos de Jean-Paul Gaultier, o filme é uma comédia ácida e colorida, que encerra uma fase da obra de Almodóvar. O cineasta retornou às comédias com o recente Os amantes passageiros.

 

20h00 – Quando os Deuses Adormecem, de José Mojica Marins

São Paulo, 1972, 35 mm, cor, 82‘

Sinopse: Segundo filme com o personagem Finis Hominis, misto de profeta e louco, que volta ao manicômio de onde fugiu no filme anterior. Mas os deuses que regem o universo adormecem e o Mal instala-se na Terra, fazendo com que imagens e sons do mundo desordenado voltem a povoar a mente de Finis. Ele sai às ruas novamente para pregar a razão e visita uma favela, um terreiro de umbanda, um casamento de ciganos e sai em peregrinação, sempre convidando os homens a refletir sobre seus atos. Um dos mais inventivos filmes de Mojica.

 

Sexta – 30/05

Sala BNDES

18h00 – A Dama do Cine Shanghai, de Guilherme de Almeida Prado

São Paulo, 1988, 35mm, cor, 114’

Elenco: Maitê Proença, Antônio Fagundes, Paulo Villaça, José Mayer

Sinopse: Numa noite de verão, um corretor de imóveis e ex-boxeador entra num cinema do centro para ver um filme policial. Na sala escura conhece uma bela e misteriosa mulher. A partir desse encontro, se envolve numa labiríntica aventura de suspense, paixão e assassinato. Guilherme de Almeida Prado presta uma homenagem ao cinema noir norte-americano. Fotografia de Cláudio Portioli e José Roberto Eliezer.

 

20h00 – O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla

São Paulo, 1968, 35mm, pb, 92’

Elenco: Paulo Villaça, Helena Ignez, José Marinho, Luiz Linhares, Sérgio Hingst

Sinopse: Marginal paulista coloca a população em polvorosa e desafia a polícia ao cometer seus crimes desconcertantes. Numa de suas incursões, conhece a provocante Janete Jane,
famosa em toda a Boca do Lixo, por quem se apaixona. Clássico do cinema moderno brasileiro que toma como ponto de partida um caso policial de grande repercussão à
época. Quatro décadas depois, Helena Ignez dirigiu uma seqüência do filme, Luz nas trevas, à partir de um roteiro original de Rogério Sganzerla.

 

Sábado – 31/05

Sala BNDES

18h00 – Broadway Danny Rose, de Woody Allen

20h00 – Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade

Rio de Janeiro, 1969, 35mm, cor, 108’

Elenco: Paulo José, Grande Otelo, Dina Sfat, Milton Gonçalves, Jardel Filho, Joana Fomm, Zezé Macedo

Sinopse: Reinterpretação do famoso romance de Mário de Andrade sobre o “herói sem nenhum caráter”. Nascido no fundo da mata virgem como um menino negro, ele torna-se branco e deixa o sertão pela cidade grande na companhia de seus dois irmãos. Ali, apaixona-se por uma guerrilheira e entra em confronto com o milionário Venceslau Pietro Pietra, enquanto busca de reconquistar uma pedra mágica.

 

Domingo – 01/06

Sala BNDES

17h00 Longe do Paraíso, de Todd Haynes

19h00 – 2046, de Wong Kar-Wai

 

Sala Petrobras

18h00 meteorango kid – o herói intergalático

 

Quinta – 05/06

Sala Petrobras

18h00 – Corpo Fechado, de M. Night Shyamalan

20h00 – Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade

 

Sexta – 06/06

Sala Petrobras

18h00 – Kika, de Pedro Almodóvar

20h00 – Tabu, de Nagisa Oshima

 

Sábado – 07/06

Sala Petrobras

18h00 – Antes da Revolução, de Bernardo Bertolucci

20h00 – A Dama do Cine Shanghai, de Guilherme de Almeida Prado

 

Domingo – 08/06

Sala Petrobras

17h00 – O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla

19h00 – Gladiador, de Ridley Scott

Entre em contato

Assinar

Siga no Cine Festivais