facebook instagram twitter search menu youtube envelope share-alt bubble chevron-down chevron-up link close dots right left arrow-down whatsapp back

Cine-Cicletada exibe curta vencedor do Oscar e relembra vítimas da Ditadura

02/04/16 às 10:00 Atualizado em 01/04/16 as 23:00
Cine-Cicletada exibe curta vencedor do Oscar e relembra vítimas da Ditadura

Evento gratuito que ocorre desde 2012 e une um circuito ciclístico pela cidade de São Paulo a uma exibição de filmes, a Cine-Cicletada deste ano vai acontecer no dia 9 de abril, sábado, a partir das 17 horas, e tem como um dos destaques a exibição do filme chileno História de Um Urso, vencedor do Oscar 2016 de melhor curta de animação.

Realizado pelo Ciclo Coletivo e pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, o projeto escolheu o tema Memória e Verdade. O circuito percorrerá 12 km – a partir da Praça do Ciclista, o comboio irá passar por locais simbólicos, como o Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos (criado pelo arquiteto Ricardo Ohtake, em frente ao Parque Ibirapuera), até o destino final da bicicletada: a Cinemateca Brasileira, onde um telão ao ar livre de 16 por 4 metros aguardará os ciclistas.

Na sessão de cinema especial, serão exibidos curtas-metragens nacionais e internacionais que abordam questões sensíveis à sociedade brasileira, como as violações aos direitos humanos praticadas durante as ditaduras militares no Brasil e na América Latina. Ao final da exibição, foodtrucks e o DJ Tatá Aeroplano vão comandar o encerramento do evento.

Conheça a seguir os filmes que serão exibidos na Cine-Cicletada 2016.

 

ACONTECEU BEM AQUI – RUAS E ELEVADOS, de Camilo Tavares. Doc, 9min. (2015)

O curta apresenta lugares da cidade de São Paulo simbólicos na luta pela preservação da democracia e dos direitos humanos.

 

ENTRE IMAGENS – INTERVALOS, de Andre Fratti e Reinaldo Cadernutto. Doc, 22min. (2016)

A vida do artista Antonio Benetazzo em intervalos. A história de um país entre imagens.

 

MARIMBÁS, de Vladimir Herzog. Doc, 11min. (1963)

Único filme do jornalista Vladimir Herzog, o curta-metragem Marimbás (1963), produzido no estilo do “cinema verdade”, mostra a presença dos marimbás, intermediários entre a pesca e as sobras do produto, em oposição aos pescadores e aos banhistas da praia no Posto 6 em Copacabana.

 

VLADO E BIRRI: ENCONTROS, de Mariana Weis e Laura Faerman. Doc, 12min. (2012)

Trata-se de um vídeo-homenagem à memória de Vladimir Herzog e a memória dos que lutaram pela democracia no periodo da ditadura militar nos vários países latino-americanos. Feito somente com material de arquivo, o filme mergulha na história pessoal de uma personagem, mas através dela, entramos em contato com uma rede de relações e pessoas ligada ao cinema e às lutas democráticas.

 

PROJETO 68, de Julia Mariano. Doc, 13m. (2008)

O movimento estudantil comanda as maiores manifestações contra a ditadura, num crescente desde a morte do estudante Edson Luís até o clímax na Passeata dos Cem Mil. Com imagens realizadas por Glauber Rocha, Silvio Da-rin, Arnaldo Jabor e fotografias de Pedro de Moraes e Evandro Teixeira. Projeto 68 remonta em imagens e sons dessa trajetória.

 

UMA FAMÍLIA ILUSTRE, de Beth Formaggini. Doc, 15m. (2015)

Conversa entre Cláudio Guerra, ex-delegado da Polícia Civil que assassinou e incinerou militantes contrários à ditadura, e o professor Eduardo Passos, psicólogo clinico que trabalha com direitos humanos.

 

HISTÓRIA DE UM URSO (BEAR STORY), de Gabriel Osorio. Animação, 11min. (2015)

Filme vencedor do Oscar 2016 de melhor curta-metragem em animação. A história de um pai urso que recorda como foi sequestrado por militares, afastado da sua esposa e do seu filho e forçado a trabalhar num circo.

 

Serviço

Cine-Cicletada 2016

Data: 9 de abril  de 2016, a partir das 17h

Local de partida do circuito ciclístico: Praça do Ciclista

Local de exibição dos filmes: Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo – SP)

 

Leia também:

>>> Texto sobre o curta Uma Família Ilustre

Entre em contato

Assinar

Siga no Cine Festivais