Foi anunciada nesta quarta (18) a seleção de filmes que será exibida na mostra Forum, seção do Festival de Berlim que abriga trabalhos experimentais e de vanguarda e abre espaço para novos talentos. Entre os 43 trabalhos escolhidos está o gaúcho Rifle, dirigido por Davi Pretto, que fará na capital alemã a sua estreia internacional – o longa-metragem teve sua primeira exibição no último Festival de Brasília, no qual recebeu os prêmios de melhor roteiro e melhor som, além do troféu da crítica.
Realizado com atores não profissionais encontrados na mesma área em que foram feitas as filmagens, o segundo longa de Pretto (de Castanha) tem seu protagonista, Dione, como símbolo de um descontentamento diante do avanço do agronegócio sobre as pequenas propriedades que ainda restaram em uma localidade no interior do Rio Grande do Sul.
Rifle é o décimo filme brasileiro confirmado no 67º Festival de Berlim, que vai ocorrer entre os dias 9 e 19 de fevereiro. Já são oito longas e dois curtas-metragens na programação, e este número deve aumentar até que todas as seções finalizem seus anúncios.
Leia também: