O filme pernambucano Baile Perfumado, dirigido por Lírio Ferreira e Paulo Caldas, será exibido na noite de premiação do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no próximo dia 27 de setembro.
A escolha da organização do evento é uma homenagem ao aniversário de 20 anos do longa-metragem, que ganhou os Candangos de Melhor Filme, Melhor Cenografia e Melhor Ator Coadjuvante (para Aramis Trindade) em sua passagem pela capital federal em 1996.
Realizado em 1996, Baile Perfumado deu início ao terceiro ciclo de produção cinematográfica no Recife – os outros dois ocorreram na década de 1920, o Ciclo do Recife (marcado pela produção de cinema mudo), e na década de 1970, o Ciclo Super-8.
O filme de Ferreira e Caldas conta a história do jovem e inquieto libanês Benjamim Abrahão, que, com apurado faro de comerciante, sai de sua terra, cruza o Atlântico, estabelecendo-se em Recife no final da primeira década do século 20. Como mascate, ele ganha o sertão, chegando a Juazeiro do Norte, onde se torna o homem de confiança do Padre Cícero Romão Batista. A partir de 1929, quando conhece Virgulino Ferreira, o Lampião, começa um relacionamento marcado pela emoção de registrar a vida no cangaço.
As inscrições de filmes para a mostra competitiva do 49º Festival de Brasília se encerrou no último dia 15. Foram recebidos 605 trabalhos: 132 longas, 253 médias e 220 curtas-metragens.
Até o dia 4 de agosto as comissões de seleção, capitaneadas pelo curador Eduardo Valente, vão escolher nove longas e 12 películas entre curtas e médias-metragens que vão concorrer às premiações do evento.
O 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro começa no dia 20 de setembro, com a exibição fora de competição do documentário Cinema Novo, de Eryk Rocha.
Leia também:
>>> Eduardo Valente fala sobre o processo de curadoria do Festival de Brasília