facebook instagram twitter search menu youtube envelope share-alt bubble chevron-down chevron-up link close dots right left arrow-down whatsapp back

Indie 2015 vai exibir 65 filmes de 21 países

26/08/15 às 12:52
Indie 2015 vai exibir 65 filmes de 21 países

O festival Indie celebra em 2015 a sua 15ª edição. Sediado em Belo Horizonte de 3 a 9 de setembro, o evento exibirá 65 filmes, de 21 países, com entrada franca nos cinemas Belas Artes, Cine Humberto Mauro e Sesc Palladium.

O cinema contemporâneo está na Mostra Mundial, que traz filmes de novos diretores, cineastas renomados e muitos lançamentos. O programa exibirá 25 obras (23 fazem estreia nacional em BH), de 16 países. Entre os destaques estão dois filmes selecionados para o último Festival de Cannes: Cemitério do Esplendor, novo trabalho do tailandês Apichatpong Weerasethakul, e O Tesouro, do romeno Corneliu Porumboiu.

A programação do Indie em Belo Horizonte apresenta ainda dois programas dedicados ao cinema brasileiro. O Indie Brasil exibe seis filmes do cinema contemporâneo nacional: Asco, estreia do paulista Ale Paschoalini; A Loucura entre Nós, documentário da baiana Fernanda Vareille; My name is now, Elza Soares, da mineira Elizabete Martins Campos; O Signo das Tetas, o segundo filme da trilogia concebida por Frederico Machado; Sermão dos Peixes, um documentário pessoal do diretor Cristiano Burlan; e Trago Seu Amor, uma ficção de Dellani Lima. Todos os diretores estarão presentes nas sessões de seus filmes e farão um bate-papo com o público após a exibição.

Outra novidade é a retrospectiva dedicada ao crítico de cinema e cineasta paulista Jairo Ferreira, que faria 70 anos em 2015. Em As Invenções de Jairo Ferreira, que tem curadoria do jornalista Marcelo Miranda, serão exibidos nove filmes, entre curtas e longas, realizados entre 1973 e 1980, além de uma entrevista feita por Paulo Sacramento e Arthur Autran com Jairo em 1991.

Duas retrospectivas, inéditas no Brasil, trazem dois cineastas com estilos cinematográficos distintos e únicos, nascidos na antiga União Soviética: Kira Muratova e Sharunas Bartas. De gerações separadas por 30 anos de história, ambos os diretores estudaram na VGIK – Instituto Estadual de Cinematografia da União Soviética, em Moscou.

De Muratova, que nasceu em 1934 no que hoje é considerado a Moldávia (região anterior da Romênia), o Indie trará 11 filmes (nove longas e dois curtas) com exibições em 35mm e DCP. Já do premiado diretor lituano Sharunas Bartas, nascido em 1964, o Indie apresenta oito longas, inclusive seu último, Paz para Nós em Nossos Sonhos, lançado na Quinzena dos Realizadores em Cannes.

A edição mineira do Indie recebe ainda o pré-lançamento do Clássica. Dedicada aos filmes que marcaram a história do cinema e que são fundamentais para todos os cinéfilos, a seção levará clássicos do cinema internacional ao circuito comercial do país. É uma parceria entre as empresas FJ Cines e Zeta Filmes. O festival exibirá 8 ½, de Federico Fellini; Morangos Silvestres, de Ingmar Bergman; Fitzcarraldo e Nosferatu – O Vampiro da Noite, ambos de Werner Herzog .

O Indie 2015 depois segue para São Paulo, cidade que recebe o festival há nove anos, onde acontece entre os dias 16 e 30 de setembro, exclusivamente no CineSesc. A edição paulista apenas não exibe os programas brasileiros – Indie Brasil e A Invenção de Jairo Ferreira – e o Clássica. A programação de São Paulo será divulgada no dia 8 de setembro.

Mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento.

Entre em contato

Assinar

Siga no Cine Festivais