Pela primeira vez na história, o Festival de Cannes terá o júri de sua competição oficial presidido por uma dupla. Os escolhidos para tal feito foram os diretores norte-americanos Joel e Ethan Coen, que exercerão a função durante a 68ª edição do evento, que ocorrerá entre os dias 13 e 24 de maio de 2015.
“Estamos muito felizes com a oportunidade de ver filmes provenientes do mundo inteiro. Desde o início de nossa carreira, Cannes sempre teve um papel importante para nós. Presidir o júri neste ano é um grande honra, até porque não tínhamos sido presidentes de nada até hoje”, declararam os diretores com bom humor.
Os irmãos Coen já exibiram seus filmes na competição oficial do Festival de Cannes em oito oportunidades, e ostentam diversas premiações nessa trajetória: Palma de Ouro em 1991, por Barton Fink; prêmio de melhor direção em 1996 e 2001, respectivamente por Fargo e O Homem que Não Estava Lá; e Grande Prêmio de Júri em 2013, por Inside Llewyn Davis – Balada de Um Homem Comum.
A escolha pelos presidentes do júri, segundo a organização do festival, também é uma maneira de homenagear a obra de todos os irmãos do cinema, uma vez que em 2015 completam-se 120 anos da criação dessa arte, que teve como inventores os irmãos Louis e Auguste Lumière.
Na história do Festival de Cannes, além dos irmãos Coen, outros irmãos já receberam a Palma de Ouro: Paolo e Vittorio Taviani, por Pai Patrão (em 1977), e Jean-Pierre e Luc Dardenne, por Rosetta e A Criança (em 1999 e em 2005, respectivamente).
A divulgação dos filmes que vão concorrer à Palma de Ouro em 2015 e dos outros membros que vão compor o júri oficial vai acontecer em abril.