O filme brasileiro O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, venceu neste sábado (14) o Festival Internacional de Animação de Annecy, evento francês que é considerado o principal do mundo para obras que utilizam essa técnica. Além do Prêmio Cristal, dado ao melhor longa-metragem da mostra competitiva, o trabalho levou também o Prêmio do Público.
Este é o segundo ano consecutivo em que um filme brasileiro vence o Festival de Annecy. Em 2013, o ganhador foi Uma História de Amor e Fúria, animação dirigida por Luiz Bolognesi.
A vitória em Annecy coroa uma trajetória de sucesso de O Menino e o Mundo em festivais. Depois de estrear no festival de Ottawa, no Canadá, onde recebeu uma menção honrosa, o filme de Alê Abreu já foi exibido em mais de 30 festivais e ganhou prêmios em Cuba, Portugal e República Tcheca, entre outros países. No Brasil, a animação recebeu honrarias no Festival do Rio (menção honrosa na seção Novos Rumos) e na Mostra de São Paulo (Prêmio da Juventude).
O Cine Festivais entrevistou o diretor Alê Abreu poucas semanas antes de sua ida ao Festival de Annecy. As matérias oriundas dessa conversa podem ser lidas aqui e aqui.
Veja a seguir os prêmios para longas-metragens no Festival de Annecy. O restante da premiação pode ser conhecido através deste link.
– Prêmio Cristal (melhor longa-metragem): O Menino e o Mundo, de Alê Abreu (Brasil)
– Prêmio do Júri: Cheatin’, de Bill Plympton (EUA)
– Menção do Júri: Giovanni no Shima, de Mizuho Nishikubo (Japão)
– Prêmio do Público: O Menino e o Mundo, de Alê Abreu (Brasil)