O filme brasileiro O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, foi selecionado para a competição de longas-metragens do Festival Internacional de Animação de Annecy. Considerado o principal evento de animação do mundo, o festival francês vai ocorrer neste ano entre os dias 9 e 14 de junho.
Este será o segundo ano consecutivo em que o Brasil competirá pelo principal prêmio da animação mundial. Em 2013, o país obteve uma inédita vitória na competição de longas-metragens com a obra Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi.
O Menino e o Mundo conta a história de um garoto que sofre com a falta do pai e decide deixar a sua aldeia para encontrá-lo. No caminho, ele descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres.
O filme já foi exibido em vários festivais no Brasil e exterior, como o Festival do Rio, a Mostra de São Paulo, o Festival de Animação de Lisboa e o festival de Buenos Aires. Lançado nos cinemas brasileiros no começo do ano, O Menino e o Mundo segue em cartaz em São Paulo no Espaço Itaú da Rua Augusta.
Veja a seguir os outros longas-metragens selecionados para a competição do Festival de Annecy.
– Asphalt Watches, de Shayne Ehman e Seth Scriver (Canadá)
– Cheatin’, de Bill Plympton (EUA)
– Giovanni no Shima, de Mizuho Nishikubo (Japão)
– L’arte dela felicita, de Alessandro Rak (Itália)
– Last Hijack, de Femke Wolting e Tommy Pallotta (Alemanha/Bélgica/Irlanda/Holanda)
– Lisa Limone and Maroc Orange, a Rapid Love Story, de Mait Laas (Estônia/Finlândia)
– Minuscule – La Vallée des fourmis perdues, de Thomas Szabo e Helène Giraud (França)
– Saibi, de Yeon Sang-Ho (Coreia do Sul)