O longa-metragem brasileiro Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, foi eleito nessa sexta-feira (14) pela Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci) o melhor filme da Mostra Panorama, segunda mais importante do Festival de Berlim (só perdendo para a competição oficial). A obra de Ribeiro ainda concorre ao prêmio concedido pelo júri oficial.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho tem como base a mesma história do curta-metragem Eu Não Quero Voltar Sozinho. O longa, que tem estreia prevista para o dia 28 de março nos cinemas brasileiros, é protagonizado por Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego que busca a independência e descobre mais sobre sua sexualidade ao se apaixonar por um colega de classe.
Na competição oficial, na qual concorre o filme brasileiro Praia do Futuro, de Karim Aïnouz, a Fipresci premiou Aimer, Boire et Chanter (Amar, Beber e Cantar, em tradução livre), novo trabalho do veterano diretor francês Alain Resnais. Os premiados do júri, tanto da competição oficial como das mostras paralelas, serão conhecidos nesse sábado (15).