A 9ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que irá ocorrer entre os dias 24 e 30 de julho em cinco localidades da capital paulista, vai homenagear a atriz Leandra Leal, o documentarista Silvio Tendler, o cineasta argentino Pablo Trapero e a atriz argentina Martina Gusmán. Todos os homenageados têm presença confirmada no evento, que terá uma retrospectiva com trabalhos dos quatro artistas.
O festival coloca em foco os destaques da produção mais recente feita na região, incluindo vários títulos inéditos no Brasil, e também organiza encontros e debates. No total, são mais de 100 filmes, representando 15 países da América Latina e do Caribe. A programação é inteiramente gratuita e acontece no Memorial da América Latina, CineSesc, Cine Olido, Centro Cultural São Paulo e Cinemateca Brasileira.
O diretor, produtor, roteirista e montador Pablo Trapero é um dos nomes centrais da chamada nova onda argentina que encantou o circuito internacional de cinema a partir da segunda metade dos anos 1990. Ele é autor de filmes que tiveram destaque em festivais internacionais, como Leonera, exibido em competição no Festival de Cannes de 2008.
Trapero é casado desde 2000 com Martin Gusmán, atriz que participou dos filmes Abutres e Elefante Branco, dirigidos pelo marido. Em 2011, ela integrou o júri da competição oficial do Festival de Cannes, ao lado de nomes como Robert De Niro, Jude Law, Uma Thurman e Olivier Assayas.
Entre os homenageados brasileiros, Silvio Tendler é um dos documentaristas mais importantes do país, já tendo realizado obras como Jango e Marighella – Retrato Falado do Guerrilheiro. Já Leandra Leal é uma das atrizes mais premiadas do cinema brasileiro recente, e atualmente está em cartaz nos cinemas brasileiros em O Lobo Atrás da Porta, filme de Fernando Coimbra.
Serviço
9º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo
Data: De 24 a 30 de julho de 2014
Locais: Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda), CineSesc (Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César), Cine Olido (Avenida São João 473 – República), Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso) e Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino)
Entrada gratuita