facebook instagram twitter search menu youtube envelope share-alt bubble chevron-down chevron-up link close dots right left arrow-down whatsapp back

4ª Mostra Ecofalante vai exibir documentário que concorre ao Oscar

13/02/15 às 15:14
4ª Mostra Ecofalante vai exibir documentário que concorre ao Oscar

A 4ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental terá como um dos destaques da programação o filme O Sal da Terra, documentário sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado que é dirigido pelo filho de Sebastião, Juliano Ribeiro Salgado, e pelo alemão Wim Wenders. A produção, que concorre ao Oscar de melhor documentário, será exibida na abertura da Mostra (só para convidados) e terá mais uma sessão para o público.

Agendada para acontecer entre os dias 19 e 29 de março de 2015, a 4ª Mostra Ecofalante vai exibir longas, médias e curtas-metragens focados na temática ambiental, oriundos de mais de 23 países (grande parte deles inéditos no Brasil), em salas de cinema de São Paulo.

O evento traz em sua programação filmes que raramente entram em circuito de cinema no Brasil e que participaram de grandes festivais como Berlim, Tribeca, Sundance, Cannes, Locarno, Hot Docs, CinemAmbiente, entre outros.

Os filmes – divididos nas temáticas cidades, energia, biodiversidade, recursos naturais, consumo e povos e lugares – abordam questões como matriz energética e esgotamento de recursos naturais; organismos geneticamente modificados; urbanismo e a vida nas grandes cidades; extração de recursos naturais por grandes corporações e suas consequências para o meio ambiente e para comunidades; localidades remotas e a dificuldade cada vez mais premente de manter tradições junto às novas gerações que querem ganhar o mundo e frente aos dilemas impostos pelas transformações do meio ambiente, dentre outras.

Como nas edições anteriores, além da mostra contemporânea internacional – que traz o que de mais novo e melhor vem sendo produzido em diversos países -, haverá um panorama histórico (filmes que já podem ser considerados clássicos na abordagem de questões ambientais), uma homenagem a um cineasta cuja produção traz temas ambientais e uma mostra competitiva latino-americana, que desde o ano passado premia as melhores produções.

As sessões são gratuitas e acontecem em salas de cinema da cidade de São Paulo, entre elas o Caixa Belas Artes, o Reserva Cultural, o Cine Olido, a Cinemateca Brasileira e o CCSP. A Mostra promove também debates sobre filmes exibidos e traz realizadores para participarem das mesas. São promovidas também sessões em universidades e escolas, visando formação de público e promoção de debates e reflexão.

Desde sua primeira edição, em 2012, a Mostra já atingiu 52 mil pessoas, exibindo 176 filmes em mais de 70 espaços em 17 cidades. Foram promovidos 70 debates. Além da Mostra principal, que acontece na capital paulista, uma versão pocket da programação itinera por cidades do interior do estado de São Paulo no segundo semestre, levando a reflexão e o debate a vários espaços.

Para mais informações sobre a Mostra Ecofalante, acesse o site oficial do festival.

Entre em contato

Assinar

Siga no Cine Festivais