facebook instagram twitter search menu youtube envelope share-alt bubble chevron-down chevron-up link close dots right left arrow-down whatsapp back

Conheça os filmes da Mostra que já têm data para estrear no circuito comercial

12/10/13 às 01:39 Atualizado em 25/03/14 as 13:13
Conheça os filmes da Mostra que já têm data para estrear no circuito comercial

A Mostra de Cinema de São Paulo é conhecida por exibir filmes que, em sua maior parte, nem chegam a entrar no circuito comercial. Entre as mais de 350 obras da edição de 2013, porém, há algumas que já têm até data para chegar aos cinemas brasileiros.

Pensando naqueles espectadores que preferem esperar pela estreia desses filmes em vez de buscarem um lugar nas concorridas sessões da Mostra, o Cine Festivais lista abaixo todos os filmes que já tem lançamento previsto em salas brasileiras.

 

1º de Novembro

– Trem Noturno para Lisboa, de Bille August

Sinopse: Ao acaso, o livro de um misterioso autor português e uma passagem de trem para Lisboa caem nas mãos de Raimund Gregorius, um discreto professor de latim que reside em Berna, na Suíça. O livro desencadeia uma crise em Raimund, que decide deixar tudo para trás ao embarcar para Lisboa com o desejo de descobrir mais sobre o autor. O livro propõe perguntas sobre o sentido da existência humana que têm assombrado Raimund há anos e, à medida que descobre sobre a vida do autor, ele recria sua própria vida.

 

8 de novembro

– Somos O Que Somos, de Jim Mickle

Sinopse: Os Parkers, uma família reclusa que segue costumes antigos, veem o segredo de sua existência ameaçada quando uma chuva torrencial castiga a região onde vivem, forçando as filhas Iris e Rose a assumir responsabilidades além daquelas de uma família típica.

 

15 de novembro

– Tatuagem, de Hilton Lacerda

Sinopse: Brasil, 1978. Com a ditadura militar, ainda atuante, mostrando sinais de esgotamento, um grupo de artistas provoca a moral estabelecida com seus espetáculos de cabaré, ensaiando a resistência política a partir do deboche. É aí que Fininha, um soldado de dezoito anos do interior se apaixona por Clécio, dono de uma trupe anarquista.

 

6 de dezembro

– Educação Sentimental, de Julio Bressane

Sinopse: Áurea, uma solitária professora, começa uma relação singular com um rapaz com quem encontra por acaso. Como uma alma sensível, ela se vê atraída por sua tocante beleza o que obriga-a a perder-se. Nos dias seguintes à sua primeira conversa, Áurea acaba por revelar seus sentimentos durante as aulas particulares que ela está lhe dando. E isso vai levar à revelação de uma história incomum do passado que transformará o presente.

– À Procura do Amor, de Nicole Holofcener

Sinopse: Eva, uma mãe divorciada e solteira, passa seus dias trabalhando como massagista e temendo a iminente partida de sua filha para a faculdade. Eva então conhece Albert, um homem gentil, engraçado e parecido com ela. Ao mesmo tempo em que eles começam um romance, Eva se torna amiga de Marianne, sua nova cliente. Marianne é uma bela escritora que parece “quase perfeita”, exceto por uma característica importante: ela reclama demais do ex-marido. De repente, Eva começa a duvidar de sua própria relação com Albert, quando descobre a verdade sobre o ex de Marianne.

– Pablo Picasso e o Roubo da Monalisa, de Fernando Colomo

Sinopse: Em Paris, no ano de 1911, Pablo Picasso e Guillaume Apollinaire são detidos e interrogados sobre o roubo da Mona Lisa. Serão eles parte de uma gangue internacional de ladrões de arte ou será isso um mal entendido?

 

20 de dezembro

– Um Toque de Pecado, de Jia Zhang-ke

Sinopse: Um minerador furioso se revolta contra a corrupção dos líderes de seu povoado. Um trabalhador migrante volta para casa no Ano Novo e descobre as infinitas possibilidades de uma arma de fogo. A bela recepcionista de uma sauna perde o controle quando um cliente rico a assedia. Um jovem operário troca de trabalho o tempo todo na tentativa de melhorar sua sorte na vida. Quatro pessoas, quatro províncias distintas. Uma reflexão sobre a vida contemporânea na China: um gigante econômico se esvaindo pela violência.

 

3 de janeiro

– Avanti Popolo, de Michael Wahrmann

Sinopse: Após separar-se da sua esposa, André volta a morar com seu pai, que vive uma vida de espera e reclusão, amarrado afetivamente apenas a sua cachorra, Baleia. O reencontro dos dois revela uma relação difícil e distante, em função do desaparecimento do outro filho, 30 anos atrás, na época da ditadura militar brasileira. Com a intenção de se aproximar do pai, André descobre uns velhos rolos de Super-8, filmados pelo seu irmão antes de ele desaparecer e decide projetar um deles. Mas o pai se recusa a rever o seu passado.

 

10 de janeiro

– A Gaiola Dourada, de Ruben Alves

Sinopse: Um casal português vive há 30 anos em um edifício em Paris. Ela, porteira, e ele, zelador do prédio. Ao conseguirem condições de realizar o sonho de retornar a Portugal, eles precisam lidar com o papel indispensável que assumiram no cotidiano de seus vizinhos.

 

17 de janeiro

– O Menino e o Mundo, de Alê Abreu

Sinopse: Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança e com músicas de Ruben Feffer e Gustavo Kurla.

 

24 de janeiro

– Grand Central, de Rebecca Zlotowski

Sinopse: Gary é jovem, ágil e aprende rápido. Depois de uma série de trabalhos marginais, ele consegue emprego em uma usina nuclear. Entre os reatores e altas doses de radioatividade, ele finalmente encontra o que está procurando: dinheiro, amigos, uma família. Mas entre essas as novas pessoas está Karole, esposa de Toni, por quem ele se apaixona. O amor proibido e a radiação lentamente o contaminam. Cada dia revela-se uma ameaça.

 

4 de abril

– O Uivo da Gaita, de Bruno Safadi

Sinopse: Uma história de amor líquido entre Antônia, Luana e Pedro. Um filme de amor que, através das emoções vividas pelos personagens, em cenas construídas com delicadeza e sensualidade, nos leva a pensar sobre as relações afetivas no mundo contemporâneo. O Rio de Janeiro e seus pontos exuberantes são os locais onde os personagens divagam e vivem uma atmosfera de intenso prazer visual.

 

25 de abril

– Conversa com JH, de Ernesto Rodrigues

Sinopse: Um mergulho inédito e desconcertante nas fronteiras éticas, psicológicas e profissionais da relação entre biógrafos e biografados, a partir da experiência vivida pelo jornalista-escritor Ernesto Rodrigues durante a produção e a finalização de seu livro Jogo Duro – A História de João Havelange, uma biografia lançada em 2007. O filme expõe e coloca em discussão os conflitos ocorridos quando Ernesto mostrou os originais do livro ao ex-presidente da Fifa.

 

OBS: Datas de lançamento sujeitas a alterações das distribuidoras.

Fonte: Filme B

Entre em contato

Assinar

Siga no Cine Festivais