facebook instagram twitter search menu youtube envelope share-alt bubble chevron-down chevron-up link close dots right left arrow-down whatsapp back

Mostra de São Paulo: Documentários sobre artistas brasileiros

11/10/13 às 12:12 Atualizado em 08/04/14 as 17:59
Mostra de São Paulo: Documentários sobre artistas brasileiros

(clique nos títulos para ver as sessões dos filmes na Mostra)

 

CAUBY – COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ

2013 │ 90 min. │ Documentário

País: Brasil

Direção: Nelson Hoineff

Sinopse: Documentário sobre a trajetória do grande intérprete brasileiro Cauby Peixoto, o filme se estrutura em três grandes pilares: a ideia do eterno recomeço, expressa na maior parte do repertório do cantor; o seu modelo de interpretação cuja atemporalidade é singular na musica popular brasileira; e a sinergia entre artista-plateia-personagem que transcende gerações, fazendo de Cauby, em vida, uma personalidade legendária

 

OLHO NU

2012 │ 101 min. │ Documentário

País: Brasil

Direção: Joel Pizzini

Sinopse: Filme-ensaio que retrata a vida e a obra de Ney Matogrosso a partir de um conjunto de imagens e sons reunidos pelo artista, em contraponto com sequências atuais. Num espetáculo sobre o percurso musical de Ney Matogrosso, o longa evoca sua história nos palcos e na vida cotidiana. Sem nostalgia ou reverência, revela o homem por trás do personagem, sondando as motivações de sua arte, o senso crítico, o caráter libertário e político que permeia seu repertório.

 

OUTRO SERTÃO

2013 | 73 min. | Documentário

País: Brasil

Direção: Adriana Jacobsen e Soraia Vilela

Sinopse: Documentário sobre a estadia do escritor João Guimarães Rosa na Alemanha nazista. O filme resgata a experiência do então vice-cônsul em Hamburgo entre 1938 e 1942. Através de imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram e uma entrevista inédita com o próprio escritor, o documentário revela novos aspectos de sua biografia.

Documentos inéditos (alemães e brasileiros) e testemunhos de judeus que fugiram para o Brasil por Hamburgo, bem como de amigos e críticos, recriam a experiência de Guimarães Rosa na Alemanha nazista

 

RUBEM BRAGA: OLHO AS NUVENS VAGABUNDAS

2013 │ 75 min. │ Documentário

País: Brasil

Direção: André Weller

Sinopse: Rubem Braga [1913 – 1990] faz 100 anos. Do alto da sua mítica cobertura em Ipanema, amigos da vida inteira falam das paixões do maior cronista brasileiro.

 

REVELANDO SEBASTIÃO SALGADO

2013 │ 75 min. │ Documentário

País: Brasil

Direção: Betse de Paula

Sinopse: Primeiro documentário brasileiro sobre um dos mais respeitados fotógrafos contemporâneos. O filme busca entender e revelar o universo e a personalidade de Sebastião Salgado, que saiu de uma pequena cidade do interior de Minas Gerais e ganhou o mundo se tornando um dos mais importantes fotógrafos da atualidade. Ainda, explora a forma como Salgado concebe a fotografia em todas as suas etapas, desde a influência dos pintores na forma de perceber e entender a luz até a concepção do tema do ensaio a ser realizado.

 

MÁRIO LAGO

2013 │ 96 min. │ Documentário

País: Brasil

Direção: Marco Abujamra e Markão Oliveira

Sinopse: Um dos maiores expoentes da arte brasileira do século 20, Mário Lago foi autor, dramaturgo, compositor e ator. Com suas letras e opiniões, contribuiu para mudar gerações sem abrir mão de sua personalidade e carisma. Um filme com imagens de arquivo raras, músicas e curiosidades sobre um artista completo, sua história e “rolanças do tempo”.

 

NAS QUEBRADAS DO MUNDARÉU – A VIAGEM DE PLÍNIO MARCOS

2013 │ 102 min. │ Documentário

País: Brasil

Direção: Julio Calasso

Sinopse: Mergulho na política dilacerante de Plinio Marcos, um artista que colocou de quatro a dramaturgia brasileira. Através do choque entre sintonias e fissuras em um tempo de tremores e um país dilacerado por uma ditadura asfixiante, de um lado, e a exuberância criadora nas artes e na vida social, na política, na ousadia de novos personagens, nas demandas brotando dos ralos das quebradas do mundaréu, nas oposições, na quebra de paradigmas e na inquietude libertária e transformadora, de outro, revela-se o artista através de uma narrativa articulada entre filmes, poemas, espetáculos, depoimentos, músicas e entrevistas.

Entre em contato

Assinar

Siga no Cine Festivais