Mostra de São Paulo: Filmes situados em guerras

Mostra de São Paulo: Filmes situados em guerras

 

(clique nos títulos para ver as sessões dos filmes na Mostra)

 

O CADERNO GRANDE (THE NOTEBOOK)

2013 │ 100 min. │ Ficção

Países: Hungria e Alemanha

Direção: János Szász

Sinopse: Com a Segunda Guerra Mundial quase chegando ao fim, moradores de cidades grandes estão à mercê de ataques aéreos e fome. Uma mãe desesperada deixa seus filhos gêmeos de 13 anos em uma casa de campo com a avó, apesar do fato de que esta avó é uma alcoólatra cruel. Antes mimados, os gêmeos devem aprender a sobreviver sozinhos em seus novos arredores rurais. Eles logo aprendem que a única maneira de lidar com o mundo absurdo e desumano dos adultos e a guerra é ser completamente frios e sem piedade. Baseado no romance de Agota Kritóf.

 

UMA CASA COM TORRE (HOUSE WITH A TURRET)

2012 │ 80 min. | Ficção

País: Ucrânia

Direção: Eva Neymann

Sinopse: Rússia Soviética, um dia de inverno durante a Segunda Guerra Mundial. Um garoto de oito anos fica sozinho quando a saúde de sua mãe piora criticamente, com ela sendo internada em um hospital. A mãe lhe avisa que, caso algo aconteça com ela, ele deve retornar à rua onde ele cresceu e procurar a casa com o torreão. Pelos olhos do garoto, vemos o estado de uma sociedade exausta pela guerra interminável e por faltas de comida persistentes, desumanizada pelas constantes mortes e indiferente ao sofrimento do próximo. Baseado no conto autobiográfico homônimo de Friedrich Gorenstein, escritor do roteiro do filme Solaris, de Andrei Tarkóvski.

 

CÍRCULOS (CIRCLES)

2012 │ 110 min. │ Ficção

Países: França, Sérvia, Alemanha, Eslovênia e Croácia

Direção: Srdan Glolubovic

Sinopse: Em 1993, no meio da guerra da Bósnia, Marko, um soldado servo, testemunha três outros soldados atacando Haris, um civil muçulmano. Marko interfere, salvando Haris, porém sendo morto pelos soldados enfuriados. Quinze anos depois, a guerra acabou, mas as feridas do conflito continuam sangrando. Enquanto o pai de Marko reconstrói uma igreja, ele recebe a ajuda do filho de um dos assassinos e hesita em aceitar. Um amigo de Marko, cirurgião respeitado em Belgrado, tem que fazer uma escolha terrível quando pedem para ele operar um dos três soldados que se encontra a beira da morte. Haris agora vive na Alemanha e acha uma oportunidade única de repagar sua dívida ao seu salvador.

 

INCH’ALLAH

2012 │ 102 min. │ Ficção

Países: Canadá e França

Direção: Anaïs Barbeau-Lavalette

Sinopse: Chloe é uma jovem médica que trabalha num campo de refugiados na Cisjordânia, onde monitora a gravidez de jovens palestinas. Entre postos de fronteira e balas perdidas, Chloe começa a desvendar a guerra e se vê dividida entre os dois lados do conflito.

 

O RESGATE (THE RETRIEVAL)

2013 │ 94 min. │ Ficção

Estados Unidos

Direção: Chris Eska

Sinopse: Nos arredores da Guerra Civil americana, um caçador de recompensas envia um garoto de 13 anos ao norte para uma missão perigosa: trazer de volta um homem procurado, utilizando falsas pretensões. Durante a jornada com o homem que está inconsciente de seu verdadeiro destino, o garoto desenvolve um vínculo inesperado. Com os seus sentimentos crescendo, ele é consumido por emoções em conflito e tem que tomar uma decisão drástica: trair a figura paterna que ele finalmente achou ou ajudá-lo e arriscar ser morto por sua gangue.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*