facebook instagram twitter search menu youtube envelope share-alt bubble chevron-down chevron-up link close dots right left arrow-down whatsapp back

Mostra de São Paulo: Filmes sobre relações paternas

17/10/13 às 21:29 Atualizado em 08/04/14 as 18:16
Mostra de São Paulo: Filmes sobre relações paternas

(clique nos títulos para ver as sessões dos filmes na Mostra)

 

PAIS E FILHOS (LIKE FATHER, LIKE SON)

2013 │ 120 min. │ Ficção

País: Japão

Direção: Hirokazu Kore-Eda

Sinopse: Ryota ganhou tudo o que tem pela sua dedicação ao trabalho e acredita que nada pode impedi-lo de ter uma vida perfeita e viver como um vencedor. Até que um dia ele e sua esposa, Midori, recebem um inesperado telefonema do hospital. Seu filho de seis anos de idade, Keita, não é realmente o seu filho – o hospital trocou os bebês. Ryota se vê forçado a tomar uma decisão e escolher entre as duas crianças. Vendo o carinho de Midori com Keita mesmo depois de saber sua origem, e relacionando-se com a família que criou seu filho verdadeiro, Ryota começa a questionar seu papel de pai durante esses seis anos.

 

ESTRADA PARA O NORTE (ROAD NORTH)

2012│ 110 min. │ Ficção

País: Finlândia

Direção: Mika Kaurismäki

Sinopse: Apesar de ser um pianista respeitado, a vida pessoal de Timo não anda muito bem. Um dia, um homem estranho chamado Leo aparece em sua porta. Leo diz ser o pai de Timo, foi embora quando o filho tinha apenas três anos e voltou para responder perguntas sobre o passado e entregar um legado um pouco misterioso. Para fazer isso, os dois terão que viajar juntos, rumo norte. No trajeto, os dois se aproximam enquanto Timo aprende exatamente quem é seu pai e o que o levou a abandonar ele há tanto tempo atrás.

 

O ESTRANHO CURSO DOS EVENTOS (A STRANGE COURSE OF EVENTS)

2013 | 98 min. | Ficção

Países: França e Israel

Direção: Raphaël Nadjari

Sinopse: Saul, quarentão, sonhador melancólico, decide visitar seu pai, a quem não vê há cinco anos e a quem ele culpa por todos os seus males. Após alguns inesperados eventos, ele descobre uma possível nova vida ..

 

AVANTI POPOLO

2012 │ 72 min. │ Ficção

País: Brasil

Direção: Michael Wahrmann

Sinopse: Após separar-se da sua esposa, André volta a morar com seu pai, que vive uma vida de espera e reclusão, amarrado afetivamente apenas a sua cachorra, Baleia. O reencontro dos dois revela uma relação difícil e distante, em função do desaparecimento do outro filho, 30 anos atrás, na época da ditadura militar brasileira. Com a intenção de se aproximar do pai, André descobre uns velhos rolos de Super-8mm, filmados pelo seu irmão antes dele desaparecer e decide projetar um deles. Mas o pai se recusa a rever o seu passado.

 

11 ENCONTROS COM MEU PAI (11 MEETINGS WITH MY FATHER)

2012 │ 90 min. │ Ficção

País: Grécia

Direção: Nikos Cornilios

Sinopse: Eva decide encontrar seu pai pela primeira vez na vida. Ele ignora sua existência. Thomas trabalha como guarda em um lugar com caminhões, vive em um contêiner de carga e se livrou de qualquer expectativa diante da vida. Esse encontro será o de dois mundos diferentes. Eles vão criar uma relação específica e singular que não se encaixará em qualquer categoria.

 

A HERDEIRA (THE HEIRESS)

2013 │ 73 min. │ Ficção

País: Alemanha

Direção: Ayse Polat

Sinopse: Em uma pequena vila nas montanhas da Turquia, Hülya retorna da Alemanha para escrever um livro sobre seu falecido pai. Ela viaja até Damal, lugar onde seu pai nasceu e foi criado. Após conhecer pessoas que o conheciam jovem, ela reconstrói sua vida lá – na escola, na case e nas vastas paisagens ao redor da vila. Enquanto ela observa, nem sempre ela tem uma imagem positiva de seu pai e dos eventos dramáticos que mudaram seu destino.

 

O MILITANTE (EL LUGAR DEL HIJO)

2013 │ 116 min. │ Ficção

Países: Uruguai e Argentina

Direção: Manolo Nieto

Sinopse: Um jovem que estuda em Montevidéu fica sabendo da morte do pai. Para ir ao funeral e enfrentar o legado paterno, ele precisa viajar a Salto, no interior. Na cidade, ele descobre que herdou uma fazenda hipotecada, um velho cachorro e uma casa na cidade, que ele precisa dividir com a amante do pai, que para lá se mudou.

Entre em contato

Assinar

Siga no Cine Festivais