Mostra de São Paulo: Filmes premiados em festivais brasileiros

Mostra de São Paulo: Filmes premiados em festivais brasileiros

 

(clique nos títulos para ver as sessões dos filmes na Mostra)

 

O LOBO ATRÁS DA PORTA

2013 │ 100 min. │ Ficção

País: Brasil

Direção: Fernando Coimbra

Sinopse: Uma criança é raptada. Na delegacia, Sylvia e Bernardo, pais da vítima e Rosa, principal suspeita e amante de Bernardo, prestam depoimentos contraditórios. Rosa e Bernardo se conheceram num trem do subúrbio do Rio de Janeiro e tornaram-se amantes. Obcecada, Rosa desenvolve uma amizade secreta com Sylvia, sem que ela saiba de sua relação com o marido. Prêmio de melhor longa-metragem no Festival do Rio (junto com De Menor).

 

DE MENOR

2013 │ 77 min. │ Ficção

País: Brasil

Direção: Caru Alves de Souza

Sinopse: Helena é uma advogada recém-formada que divide sua rotina entre ser defensora pública de menores no Fórum de Santos e cuidar do jovem Caio, com quem vive uma relação de cumplicidade e harmonia. O relacionamento dos dois é colocado em xeque quando Caio comete um delito. Prêmio de melhor longa-metragem no Festival do Rio (junto com O Lobo Atrás da Porta).

 

TATUAGEM

2013 │ 110 min. │Ficção

País: Brasil

Direção: Hilton Lacerda

Sinopse: Brasil, 1978. Com a ditadura militar, ainda atuante, mostrando sinais de esgotamento, um grupo de artistas provoca a moral estabelecida com seus espetáculos de cabaré, ensaiando a resistência política a partir do deboche. É aí que Fininha, um soldado de dezoito anos do interior se apaixona por Clécio, dono de uma trupe anarquista. Melhor filme no Festival de Gramado.

 

EXILADOS DO VULCÃO

2013 | 125 min. │ Ficção

País: Brasil

Direção: Paula Gaitán

Sinopse: Ela conseguiu salvar do incêndio uma pilha de fotografias e um diário com frases escritas à mão. Estas palavras e rostos são os únicos rastros deixados pelo homem que ela um dia conheceu e amou. Cruzando montanhas e estradas, ela tenta refazer os passos dele. Os lugares que ela visita carregam pessoas, gestos, lembranças e histórias que, pouco a pouco, se tornam parte de sua vida. Melhor filme no Festival de Brasília.

 

TIM LOPES – HISTÓRIAS DE ARCANJO

2012 │ 82 min. │Documentário

País: Brasil

Direção: Guilherme Azevedo

Sinopse: O documentário narra a trajetória do jornalista Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento, mais conhecido como Tim Lopes, que saiu do Rio Grande do Sul ainda criança para morar no Rio de Janeiro. Considerado um dos maiores repórteres investigativos do Brasil, Tim é admirado e reverenciado por sua forma singular de fazer jornalismo. Através de reencontros com amigos, colegas de profissão e personagens de matérias, Bruno, seu filho, percorre histórias inéditas da vida de Tim. Prêmio de melhor documentário no Festival do Rio.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*