Mostra de São Paulo: Filmes premiados em grandes festivais estrangeiros

Mostra de São Paulo: Filmes premiados em grandes festivais estrangeiros

 

(clique nos títulos para ver as sessões dos filmes na Mostra)

 

CHILD’S POSE (POZITIA COPILULUI)

2012 │ 112 min. │ Ficção

País: Romênia

Direção: Calin Peter Netzer

Sinopse: Cornelia tem 60 anos e é infeliz. Seu filho Barbu, de 34 anos, luta para se tornar independente. Ele saiu de casa, tem seu próprio carro, tem uma namorada não é bem aceita por Cornelia e acima de tudo evita ao máximo a mãe amorosa. Quando Cornelia descobre que Barbu se envolveu num trágico acidente, seus instintos maternais a levam a fazer de tudo para salvá-lo da prisão. Ela espera então que ele volte a ser o filho dependente de antes. Vencedor do Urso de Ouro (melhor filme) e do Prêmio da Crítica no Festival de Berlim.

 

CORTINAS FECHADAS (CLOSED CURTAIN)

2013 │ 106 min. │ Ficção

País: Irã

Direção: Jafar Panahi e Kambuzia Partovi

Sinopse: Os dois são fugitivos: um homem com seu cachorro que a lei islâmica proíbe por considerá-lo sujo e uma moça que participou de uma festa clandestina às margens do Mar Cáspio. Eles se escondem em uma casa de campo isolada, janelas cobertas por cortinas, e se observam com suspeita. Por que ele raspou a cabeça? Como ela sabe que ele está sendo perseguido pela polícia? Ambos são prisioneiros nessa casa fechada num lugar hostil. Vozes de policiais podem ser ouvidas à distância, mas também o som tranquilizante do mar. De repente, o diretor entra em cena e as cortinas se abrem. Instaura-se uma situação absurda: dois personagens de um roteiro, ambos à procura de seu diretor e observando-o. Urso de Prata de melhor roteiro no Festival de Berlim.

 

INSIDE LLEWYN DAVIS (INSIDE LLEWYN DAVIS)

2013 │ 105 min. │ Ficção

Países: EUA e França

Direção: Ethan e Joel Coen

Sinopse: Llewyn Davis é um jovem cantor de folk no universo musical de Greenwich Village em 1961. Enquanto um inverno rigoroso assola Nova York, o rapaz, sempre com o violão na mão, luta para ganhar a vida como músico e enfrenta obstáculos que parecem insuperáveis – começando pelos que ele próprio criou. Llewyn sobrevive graças à ajuda dos amigos e até de desconhecidos, aceitando todo o tipo de trabalho. Entre os cafés do Village e um clube sempre vazio de Chicago, suas desventuras o levam até uma audição com o grande produtor musical Bud Grossman. Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

 

UM TOQUE DE PECADO (A TOUCH OF SIN)

2013 │cor │133 min. │ Ficção

País: China

Direção: Jia Zhang-ke

Sinopse: Um minerador furioso se revolta contra a corrupção dos líderes de seu povoado. Um trabalhador migrante volta para casa no Ano Novo e descobre as infinitas possibilidades de uma arma de fogo. A bela recepcionista de uma sauna perde o controle quando um cliente rico a assedia. Um jovem operário troca de trabalho o tempo todo na tentativa de melhorar sua sorte na vida. Quatro pessoas, quatro províncias distintas. Uma reflexão sobre a vida contemporânea na China: um gigante econômico se esvaindo pela violência. Vencedor da Palma de melhor roteiro no Festival de Cannes.

 

CÃES ERRANTES (STRAY DOGS)

2013 │ 138 min. │ Ficção

Países: Taiwan e França

Direção: Tsai Ming Liang

Sinopse: Um pai e seus dois filhos vagueiam pelas margens da Taipei dos dias de hoje: andam pelos rios e matas da periferia e pelas chuvosas ruas da cidade. De dia, o pai tenta ganhar algum dinheiro como outdoor humano de apartamentos de luxo, enquanto seus filhos buscam amostras grátis de comida em supermercados e shoppings. Toda noite, a família se abriga em um prédio abandonado. O pai está estranhamente fascinado pelo mural que enfeita a parede da casa improvisada. No seu aniversário, a família recebe a companhia uma mulher. Será que ela pode ser a chave para desenterrar emoções do passado? Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza.

 

MISS VIOLENCE

2013 │ 98 min. │ Ficção

País: Grécia

Direção: Alexandros Avranas

Sinopse: No dia de seu aniversário de 11 anos, Angeliki pula da sacada e morre com um sorriso no rosto. Enquanto a polícia e o serviço social tentam descobrir a razão para o aparente suicídio, a família da menina insiste que foi tudo um acidente. Qual é o segredo que Angeliki guardou com ela? Por que sua família insiste em tentar esquecê-la e seguir em frente? Vencedor do Leão de Prata de direção e da Copa Volpi de melhor ator para Themis Panou no Festival de Veneza.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*