Festival de cinema francês traz vencedor do César e novo de Jeunet

Festival de cinema francês traz vencedor do César e novo de Jeunet

 

A quinta edição do Festival Varilux de Cinema Francês começou nesta quarta-feira (9) e vai até o dia 16 de abril em 45 cidades brasileiras. O público dessas localidades poderá conferir 15 filmes da cinematografia francesa recente, além do clássico Os Incompreendidos, de François Truffaut, que será exibido em cópia digital restaurada.

Um dos destaques do evento é a comédia Eu, Mamãe e os Meninos, de Guillaume Gallienne, que venceu cinco troféus César (principal premiação do cinema francês), incluindo melhor filme e ator. A programação inclui ainda os novos filmes de Ashgar Farhadi (O Passado) e Jean-Pierre Jeunet (Uma Viagem Extraordinária).

Em cartaz em 70 cinemas pelo país, o festival almeja alcançar mais de 100 mil espectadores em sua edição atual. O evento reúne também atividades paralelas, como a 3ª edição da Oficina Franco-Brasileira de Roteiros, exibições ao ar livre e gratuitas na concha acústica da UERJ, masterclasses com o diretor Jean-Pierre Jeunet na FAAP (São Paulo) e na UFRJ (Rio de Janeiro), uma mostra em sua homenagem no Museu da Imagem e do Som (MIS). em São Paulo, e no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, e um projeto educativo em mais de 15 cidades, que exibirá gratuitamente parte da programação do festival para escolas.

Como já é tradição do evento, representantes de alguns dos filmes estarão no Brasil para apresentações e debates com o público, entre eles a atriz Isabelle Huppert e o diretor Philippe Claudel. Para mais informações sobre a programação e demais atividades do festival, acesse a página oficial do evento.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*