Mostra de São Paulo: Documentários sobre a crise econômica

Mostra de São Paulo: Documentários sobre a crise econômica

 

(clique nos títulos para ver as sessões dos filmes na Mostra)

 

DESIGUALDADE PARA TODOS (INEQUALITY FOR ALL)

2013 │ 85 min. │ Documentário

País: EUA

Direção: Jacob Kornbluth

Sinopse: A economia americana está em crise. Aí entra Robert Reich: Secretário do Trabalho durante o governo de Bill Clinton, professor venerado, especialista carismático e autor de treze livros. “Bob”, como ele é chamado no filme, exalta a urgência da questão. Desequilíbrios econômicos atingiram níveis nunca antes vistos e os dois anos de maior desigualdade econômica nos últimos cem anos foram 1928 e 2007 – os dois anos antes das maiores crises econômicas dos tempos modernos. Qual é a associação entre a desigualdade e as crises? O que aconteceu com a classe média?

 

DEMOKRATIA, A VIA CRÚCIS (DEMOKRATIA, THE WAY OF THE CROSS)

2013 │85 min. │ Documentário

País: Grécia

Direção: Marcos Gastin

Sinopse: A eleição parlamentar de 6 de maio de 2012 na Grécia, realizada em meio a uma crise económica, social e moral sem precedentes, foi um momento histórico e um desafio para a sua democracia. Seguindo a via crúcis de quatro candidatos, proporcionando uma visão dos bastidores, o filme é um retrato das práticas políticas na Grécia de hoje.

 

RUMO A MADRI (VERS MADRID)

2012 | 150 min. | Documentário

França

Direção: Sylvain George

Sinopse: O movimento “Los indignados” representa um fenômeno único para os nossos tempos. Ele trouxe de volta conceitos e ideias que pareciam ter sido esquecidos. Este é um filme que retrata sua época e fala sobre os anos da crise internacional, através de vozes dos manifestantes, onde a única solução para a economia espanhola em ruínas parece ser a luta de classes.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*