Mostra de São Paulo

  Por Adriano Garrett   Exibido na última Mostra de Cinema de Tiradentes, o filme A Mulher que Amou o Vento, de Ana Moravi, buscava fazer uma reflexão lírica a respeito do vento, elemento invisível e misterioso capaz de provocar diversas leituras metafóricas a seu …

  Por Adriano Garrett   Na primeira aparição de Fininha (Jesuíta Barbosa) em Tatuagem, estreia de Hilton Lacerda na direção de filmes de ficção, o personagem é enquadrado de um modo que faz com que as barras de um beliche se assemelhem, em um primeiro …

  Por Adriano Garrett   As contradições inerentes à China atual são o principal tema do cinema de Jia Zhang-Ke. Seja em documentários (Memórias de Xangai) ou filmes de ficção (Em Busca da Vida), os impactos da adesão do país à economia de mercado e …

  Por Christian Costa   Concluído em 2010, esse longa-metragem de Eduardo Coutinho não pode ser exibido em circuito comercial por problemas de direitos autorais. O renomado documentarista gravou 19 horas de programas e comerciais de canais abertos e editou o material, gerando pouco mais …

  Por Ivan Oliveira   A imigração ilegal de muitos latino-americanos para os EUA receberá tratamento raro e belo no longa mexicano La Jaula de Oro, que vem arrebatando prêmios pelo mundo durante as últimas semanas. No filme do estreante Diego Quemada-Díez, embarcamos numa viagem de …

  Por Ivan Oliveira   Uma porta se abre e, junto a balões, vestidos brancos e uma mesa repleta de doces, somos apresentados a uma família em festa. Dançam “Dance me to the end of love”, de Leonard Cohen. É a celebração do aniversário de …

  Por Adriano Garrett   Baseado em uma extensa pesquisa histórica, o documentário Outro Sertão, dirigido por Adriana Jacobsen e Soraia Vilela, mostra ao público uma faceta diferente da vida do grande escritor brasileiro João Guimarães Rosa. A obra do autor serve apenas como pano …

1 2 3 6