Posts porChristian Costa

  Por Christian Costa   Concluído em 2010, esse longa-metragem de Eduardo Coutinho não pode ser exibido em circuito comercial por problemas de direitos autorais. O renomado documentarista gravou 19 horas de programas e comerciais de canais abertos e editou o material, gerando pouco mais …

  Por Christian Costa   Vendo os primeiros instantes deste filme, é razoável suspeitar que uma iniciativa experimental se desdobrará na tela. Algumas opções visuais, narrativas e principalmente sonoras dão um sabor de cinema marginal ao segundo longa de Gustavo Galvão (Nove Crônicas para um …

  Por Christian Costa   Há uma proeza de planejamento nesta nova ficção de Michael Winterbottom (A Festa Nunca Termina, 9 Canções): o filme foi intencionalmente rodado ao longo de cinco anos. Essa escolha beneficiou a percepção de crescimento das crianças e mudanças estéticas dos …

  Por Christian Costa   Ouvindo a perspectiva do diretor polonês Marcin Malaszczak sobre seu longa, O Louco parece um filme cheio: há espaço para documentário e ficção; para pitadas de sci-fi entre memórias de infância; leituras pós-comunistas da Polônia, mas com narrativa aberta e …

  Por Christian Costa   Ao entrar na sessão de um road movie finlandês , poucos espectadores estarão esperando uma comédia light. No entanto, é isso que esse longa é, para o bem e para o mal – é engraçado e divertido, mas também transborda …

  Por Christian Costa   Longas inteiramente filmados em um único plano-sequência  são extremamente raros. O público brasileiro pôde conferir um belíssimo exemplo com Arca Russa, de Aleksandr Sokúrov, há pouco mais de dez anos na 26ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São …

  Por Christian Costa   Com um final polêmico e problemas de projeção, este longa alemão teve uma sessão bem conturbada neste sábado (19) no Espaço Itaú do shopping Frei Caneca. Enalteço isso porque foi o aspecto mais impactante da exibição, tendo em vista o …

  Por Christian Costa   Certas histórias têm grande potencial fílmico, mas acabam maculadas pela falta de ritmo e inexperiência do diretor – certamente o caso deste longa francês, o primeiro de Thierry De Peretti. No filme, cinco adolescentes franceses da região de Córsega passam …

  Por Christian Costa   Uma boa pedida para quem estiver em busca de um filme de ação na Mostra é o novo longa do prolífico diretor japonês Takashi Miike. Na história, um empresário riquíssimo coloca um anúncio em jornais oferecendo 1 bilhão de ienes …

  Por Christian Costa   A premissa desta coletânea é excelente: fazer curtas inspirados em quadros do pintor norte-americano Edward Hopper, conhecido por retratar a solidão urbana. Logo, é uma pena que o resultado da junção dos oito breves filmes tenha ficado desequilibrado e inconsistente. …

1 2