O 5º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que acontece de 8 a 16 de junho na capital paranaense, será aberto por Operation Avalanche. Dirigido por Matt Johnson, o filme volta ao ano de 1967, no auge da Guerra Fria e durante a corrida espacial travada pela União Soviética e os Estados Unidos.

Com a suspeita de um espião russo infiltrado na NASA para sabotar o programa Apollo, jovens agentes da CIA, disfarçados de equipe de filmagem que irá documentar a jornada rumo à lua, vão tentar descobrir quem pode ser o sabotador.

Outro anúncio realizado pela organização diz respeito aos filmes escolhidos para a mostra Olhares Clássicos, que traz filmes marcantes da história da Sétima Arte em cópias restauradas. Neste ano, estão na seção filmes dos EUA, França, União Soviética, Itália, Índia e Brasil.

Os Estados Unidos estão representados com os títulos Ninotchka (1939), de Ernst Lubitsch, e Como Era Verde Meu Vale (1941), de John Ford, sobre uma família de mineiros no País de Gales e as consequências da industrialização na vida daquelas pessoas.

Da França o Olhar de Cinema vai exibir Mouchette, a Virgem Possuída (1967), de Robert Bresson, e da Itália, Amarcord (1973), de Federico Fellini. Enquanto o primeiro fala de uma menina que tem uma vida difícil e que, depois de se perder na floresta, testemunha um assassinato, o segundo é um apanhado de memórias do diretor italiano durante o fascismo.

O armênio Sergei Parajanov, um dos grandes nomes do cinema soviético, está presente com o filme A Cor do Romã (1980), que recupera, de maneira lírica, a história de vida do trovador Harutyun Sayatyan, ou Sayat Nova. O drama indiano Meghe Dhaka Tara (1960), de Ritwik Ghatak, também está entre os selecionados, e conta a história de Nita, que sacrifica sua vida por sua família.

Completa a mostra Olhares Clássicos o filme brasileiro Compasso de Espera (1969), único longa-metragem dirigido pelo diretor de teatro Antunes Filho. O longa fala sobre os preconceitos sociais e raciais que compõe a sociedade brasileira.

Mais informações sobre o Olhar de Cinema podem ser obtidas em seu site oficial.