facebook instagram twitter search menu youtube envelope share-alt bubble chevron-down chevron-up link close dots right left arrow-down whatsapp back

Seleção nacional do Festival Latino tem estreias e privilegia filmes paulistas

22/07/14 às 09:00 Atualizado em 21/07/14 as 21:52
Seleção nacional do Festival Latino tem estreias e privilegia filmes paulistas

Com uma programação que inclui filmes de 16 países da região, o 9º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo também destaca filmes brasileiros em meio às mais de cem obras que serão exibidas entre os dias 24 e 30 de julho de 2014 na capital paulista. Na mostra de filmes contemporâneos, sete trabalhos nacionais serão apresentados, sendo que quatro deles são totalmente inéditos e os outros três terão a primeira exibição em São Paulo no festival.

Um dos filmes que terá a sua primeira exibição pública durante o Festival Latino-Americano é Hamlet, trabalho livremente adaptado da célebre tragédia teatral de William Shakespeare. Dirigida por Cristiano Burlan, autor do premiado documentário Mataram Meu Irmão, a obra traz partes da famosa trama para as ruas de São Paulo, discutindo como defeitos humanos de cinco séculos atrás ainda permanecem atuais.

“Sempre gostei muito de ver filmes, mesmo antes de ser diretor, e acompanho o Festival Latino desde sua primeira edição. Assim, me senti lisonjeado por fazer a pré-estreia do meu filme dentro do festival. É um evento muito importante, que faz esse diálogo necessário do cinema brasileiro com a América Latina”, declarou Burlan, em entrevista ao Cine Festivais.

Além de Hamlet, farão a estreia nacional no Festival Latino-Americano os filmes Anna K, de José Roberto Aguilar, que faz uma releitura do livro Anna Karenina, do escritor russo Liev Tolstói; Amparo, de Ricardo Pinto e Silva, que é baseado no livro ganhador do Prêmio Jabuti Nadando Contra a Morte; e Corte Seco, primeira incursão no cinema ficcional do documentarista e escritor Renato Tapajós, que conta uma história protagonizada por militantes da luta armada contra a Ditadura Militar (1964-1985).

“Temos preferência por mostrar trabalhos novos que tenham consistência, e, nesse espaço do cinema brasileiro, acabamos dando atenção especial a filmes feitos em São Paulo (cinco dos sete filmes nacionais da mostra contemporânea são paulistas). Quem vier ao festival vai poder conhecer trabalhos novos de diretores importantes”, comenta Francisco César Filho, diretor e curador do evento.

Os outros três filmes que fazem parte da programação brasileira de obras contemporâneas já passaram por outros festivais do país. É o caso de Romance Policial, de Jorge Durán; Periscópio, de Kiko Goifman; e Mão na Luva, de Roberto Bomtempo e José Joffily. A programação completa do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo e outras informações sobre o evento podem ser obtidas no seu site oficial.

 

Serviço

9º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo

Data: De 24 a 30 de julho de 2014

Locais: Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda), CineSesc (Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César), Cine Olido (Avenida São João 473 – República), Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso), Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino), entre outros.

Site: http://www.festlatinosp.com.br/

Entrada gratuita

Entre em contato

Assinar

Siga no Cine Festivais