O diretor português Miguel Gomes, autor dos longas-metragens A Cara que Mereces, Aquele Querido Mês de Agosto e Tabu, vai lançar seu novo filme na Quinzena dos Realizadores, evento independente que acontece de 14 a 24 de maio, paralelamente ao Festival de Cannes.

As Mil e Uma Noites é um trabalho composto por três volumes autônomos de duas horas cada – O Inquieto, O Desolado e O Encantado – que serão exibidos separadamente. O longa-metragem se inspira no clássico homônimo da literatura, mas suas histórias acontecem em Portugal nos dias de hoje.

Segundo a revista norte-americana Variety, o filme de Miguel Gomes foi bem recebido pelo comitê de seleção da competição oficial do Festival de Cannes, mas acabou ficando fora da seleção porque, graças à sua duração, os organizadores teriam que dispensar outros dois potenciais candidatos. Ainda segundo a publicação, o festival ofereceu a Miguel Gomes um lugar na seção Um Certo Olhar, mas o diretor preferiu aceitar o convite da Quinzena dos Realizadores.

Miguel Gomes já havia exibido na Quinzena o seu segundo longa, Aquele Querido Mês de Agosto. O diretor atingiu prestígio mundial com Tabu, que venceu o prêmio da crítica internacional no Festival de Berlim de 2012.