facebook instagram twitter search menu youtube envelope share-alt bubble chevron-down chevron-up link close dots right left arrow-down whatsapp back

Mostra em SP faz primeira retrospectiva significativa de Ko Nakahira no Brasil

04/08/16 às 18:00 Atualizado em 04/08/16 as 23:34
Mostra em SP faz primeira retrospectiva significativa de Ko Nakahira no Brasil

Depois de passar pelo Rio de Janeiro, a Mostra de Cinema Japonês – Especial Ko Nakahira chega ao Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo entre os dias 3 e 8 de agosto. Com curadoria da Fundação Japão, o evento faz a primeira retrospectiva significativa do diretor japonês no Brasil. Estão na programação, sempre com sessões gratuitas e projetadas em película, oito trabalhos de Nakahira (1926-1978), um dos mais inovadores cineastas japoneses do pós-guerra.

Contemporâneo de Nagisa Oshima e assistente de Akira Kurosawa, Ko Nakahira nasceu em Tóquio, em 1926. Filho de um pintor e de uma professora de violino, frequentou a Universidade de Tóquio, mas abandonou o curso para integrar o Shochiku Ofuna Studio, onde trabalhou como assistente de direção nos filmes O Escândalo e O Idiota, de Kurosawa.

Mais tarde, mudou-se para a produtora de filmes Nikkatsu, com Shohei Imamura, que à época era assistente de direção. Sua estreia como diretor aconteceu em Paixão Juvenil, que recebeu elogios consideráveis do crítico de cinema e futuro diretor francês François Truffaut. Seu trabalho com maior inserção nos grandes festivais ocidentais foi Uma Alma Para os Demônios, de 1971, que foi exibido na competição oficial do Festival de Cannes.

“Acredito que os festivais de cinema tendem a destacar o tema dos filmes, por isso as obras de Nakahira, que apresentaram novos ares às técnicas no universo do cinema com seu estilo solitário, não sintonizavam com as diretrizes dos festivais”, opina Yo Fukazawa, diretor geral da Fundação Japão em São Paulo e responsável pela curadoria da mostra.

Entre 1956 e 1976, Ko Nakahira dirigiu mais de três dezenas de filmes. Na mostra do CCBB, a preocupação da organização foi de fazer um pequeno recorte a respeito dessa trajetória, selecionando títulos lançados entre 1956 e 1965, de diferentes gêneros – algo que atesta a versatilidade do autor.

 

Serviço

Mostra de Cinema Japonês – Especial Ko Nakahira

Data: De 3 a 8 de agosto de 2016

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo – SP)

Entrada Gratuita

Site: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/mostra-de-cinema-japones-especial-ko-nakahira-2/

Telefone: (11) 3113-3651

Entre em contato

Assinar