facebook instagram twitter search menu youtube envelope share-alt bubble chevron-down chevron-up link close dots right left arrow-down whatsapp back

Ibirapuera terá sessão ao ar livre de O Grande Ditador, clássico de Chaplin

07/12/16 às 15:35 Atualizado em 07/12/16 as 15:41
Ibirapuera terá sessão ao ar livre de O Grande Ditador, clássico de Chaplin

No próximo dia 18 de dezembro, um domingo, a área externa do Auditório Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – Parque do Ibirapuera, São Paulo – SP) vai receber uma exibição do clássico O Grande Ditador, filme dirigido por Charles Chaplin lançado em 1940. A sessão, organizada em parceria com a Cinemateca Brasileira e a FAP – Unifesp, está agendada para as 20h, e a entrada é gratuita.

A data marca o encerramento da programação especial dedicada ao centenário do crítico Paulo Emílio Sales Gomes (1916-1977), que já incluiu diversas mostras, seminários e outras atividades ao longo de 2016.

Paulo Emílio, cujo centenário se completa no dia 17 de dezembro, dedicou uma série de artigos ao cineasta e ator britânico. Eles podem ser lidos na antologia O Cinema no Século, lançada recentemente pela editora Companhia das Letras.

 

O Grande Ditador (The great dictator), de Charles Chaplin

EUA, 1940, 35mm, pb, 124′ | Exibição em DCP | Legendas em português

com Charles Chaplin, Paulette Goddard, Jack Oakie, Reginald Gardiner

Sinopse: Adenoid Hynkel assume o governo de Tomainia. Acreditando em uma nação puramente ariana, passa a discriminar os judeus locais. Esta situação é desconhecida por um barbeiro judeu, hospitalizado e com amnésia desde uma batalha na 1ª Guerra Mundial. Ao receber alta, passa a ser perseguido e precisa viver no gueto, onde conhece a lavadora Hannah, por quem se apaixona. A vida no gueto é monitorizada pela guarda de Hynkel, que tem planos de dominar o mundo. Primeiro filme falado de Chaplin, numa sátira política clássica.

Entre em contato

Assinar