facebook instagram twitter search menu youtube envelope share-alt bubble chevron-down chevron-up link close dots right left arrow-down whatsapp back

Filmes de Leonardo Mouramateus e Chico Teixeira vencem festivais franceses

30/03/15 às 17:01
Filmes de Leonardo Mouramateus e Chico Teixeira vencem festivais franceses

O fim de semana foi de premiações para o cinema brasileiro na França. O País recebeu três troféus na 27ª edição do Festival de Cinema Latino de Toulouse, sendo o principal deles para Ausência, de Chico Teixeira, que foi eleito o melhor filme da competição internacional de longas-metragens de ficção. Já no Cinéma du réel, festival internacional de documentários que acontece em Paris, o vencedor na categoria de melhor curta-metragem foi A Festa e os Cães, de Leonardo Mouramateus.

Premiado no último Festival do Rio com o Prêmio Especial do Júri e o Troféu Redentor de Melhor Ator (Matheus Fagundes), Ausência narra a história de Serginho, um jovem em busca de afeto que, aos 15 anos, procura um lugar para si num mundo que lhe obrigou a crescer antes do tempo. As circunstâncias o tornaram o homem da casa, responsável pela mãe (Gilda Nomacce) e pelo irmão pequeno. Ele se desdobra para suprir tantas ausências e quase sempre consegue. Até chegar um momento em que tudo entorna, tudo transborda. Serginho quer mais dos seus amigos, pais, do chefe, do professor Ney (Irandhir Santos), e do seu futuro.

Em Toulouse o Brasil também teve destaque na competição de documentários em longa-metragem: o prêmio de melhor filme foi para Tudo Vai Ficar da Cor que Você Quiser, de Letícia Simões, sobre o universo do poeta e artista plástico Rodrigo de Souza Leão. Já o prêmio Signis de Melhor Curta-metragem foi para o western feijoada João Heleno dos Brito, de Neco Tabosa.

No Cinéma du réel, Leonardo Mouramateus conquistou pela segunda vez o troféu de melhor curta-metragem internacional, repetindo o feito conseguido por Mauro em Caiena em 2013. Seu novo filme, o agora premiado A Festa e os Cães, fará a estreia em território brasileiro na mostra competitiva do 20º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, que acontece neste mês de abril em São Paulo (9 a 19) e Rio de Janeiro (10 a 19). O documentário fala das ruas de um subúrbio de Fortaleza nas quais “cães foram chegando e dominando o território, como que recuperando seu estado selvagem”.

No canal de Leonardo Mouramateus no Vimeo é possível assistir a vários de seus trabalhos, entre eles Mauro em Caiena, que segue abaixo.

 

Entre em contato

Assinar

Siga no Cine Festivais