Ventos de Agosto, novo filme do diretor pernambucano Gabriel Mascaro (Doméstica, Um Lugar ao Sol), vai concorrer ao prêmio principal da 67ª edição do Festival de Locarno (Suíça), que acontece entre os dias 6 e 16 de agosto. Entre os outros concorrentes ao Leopardo de Ouro estão os novos trabalhos do português Pedro Costa e do filipino Lav Diaz.

Conhecido por incentivar filmes inovadores, que rompam com os códigos de gêneros e com as categorias da indústria cinematográfica, o festival suíço contará com uma importante participação brasileira neste ano. No júri de longas-metragens, a atriz Alice Braga se juntará ao cineasta alemão Thomas Arslan, à atriz dinamarquesa Connie Nielsen, ao diretor chinês Diao Yinan e ao diretor italiano Gianfranco Rosi, que preside o grupo.

Na mostra Signs of Life, será exibido o filme Com os Punhos Cerrados, de Ricardo e Luiz Pretti. Fora da competição, Helena Ignez mostrará o seu novo filme, Poder dos Afetos, e ainda vai apresentar a cópia restaurada do clássico Copacabana Mon Amour, obra de 1970 protagonizada por Ignez e dirigida por Rogério Sganzerla.

No concurso de curtas-metragens, um dos jurados será o brasileiro Helvécio Marins Jr. e um dos filmes competidores é o carioca O Bom Comportamento, de Eva Randolph. Para fechar a participação brasileira, trabalhos relacionados aos jurados brasileiros serão exibidos: Latitudes, protagonizado por Alice Braga, e Girimunho, dirigido por Helvécio Marins Jr. em parceria com Clarissa Campolina.

Veja a seguir a lista completa dos competidores ao Leopardo de Ouro (melhor longa-metragem).

 

“A Blast” (Syllas Tzoumerkas, Grécia/Alemanha/Holanda)

“Alive” (Jungbum Park, Coréia do Sul)

“Horse Money” (Pedro Costa, Portugal)

“Cure – The Life of Another” (Andrea Staka, Suíça/Croácia/Bósnia)

“Dos Disparos” (Martin Rejtman, Argentina/Chile/Alemanha)

“The Fool” (Yuy Bykov, Rússia)

“Fidelio, l’Odyssée d’Alice” (Lucie Borleteau, França)

“Gyeongju” (Zhang Lu, Coréia do Sul)

“The Princess of France” (Matías Piñeiro, Argentina)

“La Sapienza” (Eugène Green, França/Itália)

L’abri (Fernand Melgar, Suíça)

“Listen Up Philip” (Alex Ross Perry, Estados Unidos)

“From What is Before” (Lav Diaz, Filipinas)

“White Nights on the Pier” (Paul Vecchiali, França)

“Perfidia” (Bonifacio Angius, Itália)

“The Iron Ministry” (J.P. Sniadecki, China/Estados Unidos)

“Ventos de Agosto” (Gabriel Mascaro, Brasil)