A sexta edição do Festival Tudo sobre Mulheres vai acontecer de 5 a 9 de setembro, na Chapada de Guimarães (MT). A retomada do evento se dá após uma pausa de sete anos. As produções que serão selecionadas precisam ser brasileiras e com até 25 minutos de duração, sendo que a temática deve abordar, de alguma forma, o universo feminino. As inscrições vão até 29 de junho e devem ser feitas pelo site www.tudosobremulheres.art.br.

“Agora os filmes chegam pelas nuvens, e não mais em DVD pelos correios; tudo está definitivamente digital, evoluiu. Por outro lado, a questão de gênero também se modificou neste período, e percebo que agora temos muito mais o que reivindicar e lutar – por equidade, por salários compatíveis, contra a violência e o feminicídio, pelo direito de viver nossos corpos e sexualidade como julgarmos que seja o melhor para nós”, analisa a curadora e idealizadora do festival, Danielle Bertolini.

O nome “Tudo Sobre Mulheres” foi inspirado pelo filme Tudo Sobre Minha Mãe, de Pedro Almodóvar, cineasta conhecido por retratar o universo das mulheres em sua filmografia. O principal objetivo do evento é estimular a produção audiovisual que aborde a questão feminina, não importando o sexo dos realizadores.

Além da exibição de obras audiovisuais na Mostra Competitiva, o festival também oferece apresentações de companhias de teatro, shows, lançamento de livros, feira de artesanato, dança e exposição de artistas locais.