João Dumans foi diretor-assistente de Affonso Uchoa em A Vizinhança do Tigre, filme vencedor da última Mostra de Tiradentes. A parceria com Uchoa ganhará novos capítulos nos próximos meses, quando os dois vão dividir a direção do média-metragem Arábia e do longa O Tempo que Passa (nome provisório).

Além da dupla de diretores, os dois projetos têm em comum o fato de terem filmagens programadas para ocorrer em Ouro Preto, cidade em que Dumans foi criado. Para ele, fazer cinema em uma cidade com tantos atributos visuais e históricos é mais difícil do que se parece.

“O fato de a cidade ser tão cinematográfica faz dela, para mim, um local um pouco anticinematográfico. O poder visual da cidade já foi tão afirmado que se transformou quase em um clichê. Acho que o nosso trabalho deve ser o de tentar tornar Ouro Preto novamente visível por aquilo que ela é e mostrar um outro lado dela. Ainda não tenho muita certeza de como se faz isso, mas esse é o nosso desafio”, diz João Dumans, que conversou com o Cine Festivais durante a 9ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto.

Uma das inspirações de João para conseguir este feito é o próprio pai, Dimas Guedes, fotógrafo que busca em seu trabalho as particularidades de pessoas que fazem parte do cotidiano de Ouro Preto (conheça mais sobre a relação entre pai e filho aqui). Outra referência é o escritor irlandês James Joyce, autor que serve de ponto de partida para o próximo filme de João Dumans e Affonso Uchoa.

“Vamos rodar no final de julho Arábia, que tem o nome de um conto do Joyce no livro Dublinenses. Nosso filme é livremente inspirado nessa obra como um todo, não só nesse conto. Ele traz a história de um menino adolescente que mora em Ouro Preto e vive experiências à margem da cidade”, conta João.

Além de Arábia, o outro filme que será rodado em Ouro Preto é um longa-metragem com filmagens previstas para o último trimestre deste ano. João Dumans prefere não dar mais detalhes a respeito da trama, já que os diretores ainda discutem a concepção do filme. Até o nome, O Tempo que Passa, pode vir a ser modificado no futuro.

 

Gostou da matéria? Então leia também:

>>> João Dumans fala a respeito de documentário sobre o pai

>>> Affonso Uchoa conta sobre a sua carreira

 

Foto: Leo Lara/Universo Produção

 

* O repórter viajou a convite da 9ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto