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Conheça os filmes premiados na 17ª Mostra do Filme Livre

16/04/18 às 13:17
Conheça os filmes premiados na 17ª Mostra do Filme Livre

Em uma sessão seguida de debate na noite deste domingo (15), no Rio de Janeiro, foram revelados os vencedores da 17ª edição da Mostra do Filme Livre. A edição deste ano contou com três júris. O primeiro, organizado pelo Cine Festivais, analisou os sete filmes da seção Longas Livres; o segundo, organizado pelas Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema, premiou os trabalhos da seção Caminhos (filmes de escola); e o terceiro, composto por membros da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), voltou seu olhar para os curtas e médias-metragens da seção Panoramas Livres.

Conheça a seguir os filmes premiados e as justificativas dos júris da 17ª Mostra do Filme Livre.

 

LONGAS LIVRES, júri do Cine Festivais – composto por Adriano Garrett (editor do site), Amina Jorge (cineasta e produtora) e Rodrigo Pinto (crítico colaborador do site).

Pela particularidade de linguagem e de mise-en-scène no contexto do cinema contemporâneo brasileiro, construindo sua narrativa de forma sensorial através, de um lado, da subjetividade de seu personagem principal, e de outro, da crueza documental ligada a uma leitura singular sobre a relação da economia globalizada com a transformação das paisagens naturais, o troféu FILMELIVRE da mostra Longas Livres vai para Navios de Terra, de Simone Cortezão (MG).

 

CAMINHOS, júri das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema – composto por Julia Levy, Roni Filgueiras e Roberta Canuto.

Nós do Júri da seção Caminhos da 17ª Mostra do Filme Livre, formado pelas críticas do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema, decidimos contemplar o filme CorpoStyleDanceMachine, de Ulisses Arthur (BA), que fez de seu curta um tocante exercício de linguagem, que não tem medo da palavra, numa era em que a crise da palavra é uma marca. O diretor foi corajoso ao eleger um personagem periférico, que encarna a deriva e a força do devir de um homem trans na Bahia, em tempos passados de grande repressão, e que ecoam ainda hoje.

O júri também destaca o alto nível técnico dos selecionados e decidiu conceder a menção honrosa para o filme A Paz Ainda Virá Nesta Vida, de Isabella Geoffroy e Nicolas Bezerra, do Rio de Janeiro, que paradigmaticamente retrata, no cenário do Complexo do Alemão, a questão do terror de Estado. O curta denuncia de maneira contundente o regime de exceção que historicamente se instalou nas favelas e periferias do país e já executou sumariamente sobretudo vidas de jovens negros.

 

PANORAMAS LIVRES, júri da ACCRJ – composto por Filippo Pitanga, Gilberto F. Silva Jr. e Ricardo Cota.

Por uma forte interlocução com o Brasil e que esclarece muito do nosso ecletismo religioso valorizando sobretudo a premente influência africana e a ancestralidade matriarcal, bem como pela riqueza de linguagem, o Prêmio ACCRJ para o melhor filme da seção Panoramas da 17ª Mostra do Filme Livre vai para Talaatay Nder, de Chantal Durpoix (BA).

E menção honrosa, pela ousadia na liberdade de linguagem ao retratar o delírio do real, bem como mostrar outras perspectivas para o Brasil regional, para A Retirada para um Coração Bruto, de Marco Antônio Pereira (MG).

 

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>>> Entrevista com Marco Antônio Pereira

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