No próximo dia 31 de março completam-se 50 anos do golpe militar que deu início a mais de duas décadas de regime ditatorial no Brasil (1964-1985). Como parte de um conjunto de eventos que buscam refletir sobre os vários desdobramentos da ditadura militar no Brasil dos anos 60, 70 e parte dos anos 80, a Cinemateca Brasileira promove, entre os dias 27 de março e 13 de abril, a mostra Imagens da Ditadura, organizada em parceria com a Escola de Comunicações e Artes (ECA) e o Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FLCH), ambas da Universidade de São Paulo (USP).

Serão exibidos 25 filmes em uma programação que agrega desde clássicos como Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, e O Desafio, de Paulo César Saraceni, até obras mais recentes como O Ano em que Meus Pais Saíram de Casa, de Cao Hamburger, e Hoje, de Tata Amaral. A entrada em todas as sessões é gratuita.

Além dos filmes, haverá três mesas de debate temáticas que contarão com a participação de profissionais da Universidade de São Paulo. As inscrições para as mesas serão realizadas por ordem de chegada no dia do evento e serão emitidos certificados para aqueles que tiverem 100% de presença nas mesas. 

A programação completa, com os horários das sessões, as sinopses dos filmes e a composição das mesas de debate pode ser acessada através desse link.

 

Serviço
Cinemateca Brasileira
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3512-6111 (ramal 215)
Site: www.cinemateca.gov.br