Em homenagem ao cineasta Eduardo Coutinho, morto em fevereiro passado, a Cinemateca Brasileira exibirá, a partir desta quinta-feira (20), quatro filmes do documentarista: Cabra Marcado Para Morrer, Peões, Santo Forte e Edifício Master.

As sessões são gratuitas e, após cada exibição, um convidado especial participará de debates que visam refletir sobre o papel e a importância das obras de Eduardo Coutinho para o cinema brasileiro.

Veja a seguir a programação completa.

 

20/3 – quinta-feira  

19h30: Cabra Marcado para Morrer

Sinopse: No início da década de 1960, um líder camponês, João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens de sua cinebiografia, com participação dos próprios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezessete anos depois o diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus dez filhos, dispersados pela onda de repressão que seguiu ao episódio do assassinato. O tema principal do filme passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.

Debate com Henri Gervaiseau

 

21/03 – sexta-feira

19h30: Peões

Sinopse: Retrato da classe operária do ABC paulista, composta principalmente por metalúrgicos, que iniciou grandes greves que há muito não aconteciam devido à ditadura militar. O filme mostra os acontecimentos e esperanças no Brasil na época da eleição de Lula para a Presidência da República.

Debate com Leandro Saraiva

 

22/03 – sábado

18h00: Santo Forte

Sinopse: Entre uma missa campal celebrada pelo Papa no Aterro do Flamengo e, meses depois, a comemoração do Natal, o documentário penetra na intimidade dos católicos, umbandistas e evangélicos de uma favela carioca. Cada um a seu modo, eles creem na comunicação direta com o sobrenatural através da intervenção de santos, orixás, guias ou do Espírito Santo.

Debate com Mateus Araújo

 

23/03 – domingo

18h00: Edifício Master

Sinopse: Um documentário que consiste em uma série de entrevistas com moradores do Edifício Master, um grande prédio localizado no bairro de Copacabana. Durante apenas uma semana, o diretor e sua equipe entrevistaram 37 moradores em 26 apartamentos, montando um painel de histórias e personagens incrivelmente fascinante.

Debate com Ilana Feldman

 

Serviço
Cinemateca Brasileira
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3512-6111 (ramal 215)
Site: www.cinemateca.gov.br