facebook instagram twitter search menu youtube envelope share-alt bubble chevron-down chevron-up link close dots right left arrow-down whatsapp back

Cine-Cicletada une cinema, bicicleta e música em sua sétima edição

05/10/16 às 22:43
Cine-Cicletada une cinema, bicicleta e música em sua sétima edição

Em sua sétima edição, a Cine-Cicletada escolheu o feriado de 12 de outubro para reunir os amantes da bicicleta e do cinema na Praça do Ciclista, às 16 horas. De lá, em comboio, os ciclistas percorrem a cidade de São Paulo ao som de músicas até o destino final da bicicletada: a unidade Sesc Santana, no Jardim São Paulo, onde um telão ao ar livre aguardará os ciclistas.

O festival une artes, esportes e meio ambiente e abarca todas as idades e gostos: além de ciclistas, os skatistas, cadeirantes, patinadores, corredores e pedestres também estão convidados. Para quem quiser acompanhar todo o passeio e ver a sessão de cinema, mas não possui bicicleta, ou possui algum tipo de mobilidade reduzida, haverá transmissão ao vivo da bicicletada na unidade Sesc Santana, a partir das 17h30, e discotecagem com o músico Tatá Aeroplano.

O circuito desta edição percorrerá 10 quilômetros, entre a Praça do Ciclista, na avenida Paulista, e o Sesc Santana, no Jardim São Paulo, e exibirá curtas-metragens nacionais e internacionais premiados em festivais no mundo todo e exibidos como atividade paralela da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Os curtas-metragens selecionados são o alemão Auto-Fitness, de Alejandra Tomei, e o brasileiro Para Onde Foram as Andorinhas?, de Mari Correa.

Para Jair Molina Jr, codiretor pelo Ciclo Coletivo, esta sessão de curtas tem foco em um dos temas mais urgentes do país: o permanente genocídio indígena e o desmatamento contínuo da floresta amazônica no Centro-Oeste e Norte do País. Ao final da exibição de cinema, os ciclistas retornam em comboio até a Praça do Ciclista. Em caso de chuva, o evento não será cancelado, e serão distribuídas capas de chuva para os participantes.

A Cine-Cicletada ocorre desde 2012 com entrada gratuita, valorizando a bicicleta como alternativa à mobilidade urbana, ao inverter a prioridade histórica do automóvel nas metrópoles e fomentar uma nova forma de se utilizar os espaços públicos da cidade, resgatando as ruas como locais de convivência cultural, possibilitando o livre acesso e o direito de uso da cidade por todos os habitantes.

 

Curtas-Metragens Selecionados (Duração total: 43min)

Auto-fitness (Dir. Alejandra Tomei e Alberto Couceiro | Alemanha | 2015 | 21min | Animação)

Sinopse: O filme é uma poesia labiríntica sobre o automatismo humano.

 

Para Onde Foram As Andorinhas? (Dir. Mari Correa | Brasil | 2016 | 22min | Documentário)

Sinopse: Os índios do Xingu observam os sinais que estão por toda parte. Ao olhar os efeitos devastadores dessas mudanças, eles se perguntam como será o futuro de seus netos.

 

Serviço

Cine-Cicletada 2016

Data: 12 de outubro (quarta-feira), das 16h às 21h

Local: Sesc Santana (Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo – São Paulo)

Entrada Gratuita

Duração: 5h (aproximadamente)

Estacionamento para bicicletas: Gratuito.

Estacionamento para automóveis – R$10,00 a primeira hora e R$ 2,50 a hora adicional – desconto para credenciados.

Telefone para informações: (11) 2971-8700

Necessário Bicicleta para realizar o percurso

Utilização de Capacete recomendável

 

Cronograma

16h – Concentração dos Ciclistas na Praça do Ciclista (Av. Paulista)

17h – Deslocamento dos Ciclistas para Sesc Santana

17h30 – Início da Transmissão ao vivo

18h30 – Discotecagem com Tatá Aeroplano e Cinema ao Ar Livre  no Sesc Santana

20h – Deslocamento dos ciclistas

21h – Encerramento na Praça do Ciclista

Entre em contato

Assinar

Siga no Cine Festivais