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CCSP recebe mostra, seminário e curso sobre cinema experimental

18/09/19 às 16:45 Atualizado em 14/10/19 as 22:56
CCSP recebe mostra, seminário e curso sobre cinema experimental

Entre os dias 24 e 29 de setembro, o Centro Cultural São Paulo sedia a 1ª Mostra Cine Brasil Experimental, o 1º Seminário de Cinema Experimental Brasileiro e um curso sobre a história do cinema experimental brasileiro.

A mostra de filmes é composta tanto por produções contemporâneas quanto por joias da filmografia experimental. É o caso de ORG (1967-1978), do argentino Fernando Birri, raramente exibido desde sua estreia no festival de Veneza em 1979 até sua recente restauração em 2012 pela instituição arquivística alemã Arsenal Institut für Film und Videokunst, e de Lupe (1966), de José Rodriguez-Soltero, restaurado pelo Anthology Film Archives, de Nova York.

Um dos destaques do evento é a homenagem à cineasta e artista franco-americana Vivian Ostrovsky, que passou parte importante de sua juventude no Brasil e até hoje tem uma relação muito especial com o País, algo que está muito presente em sua obra. A Mostra exibe 13 filmes em curta-metragem realizados por Ostrovsky entre 1983 e 2018, entre eles Copacabana Beach (1983, 10′, cor), talvez seu filme mais conhecido, que ela realizou em super-8 na famosa praia carioca; e Nikita Kino (2002, 40′, cor e pb), filme documentário experimental realizado com belíssimas imagens de arquivo sobre suas lembranças da antiga URSS, país de origem de seu pai.

Vivian Ostrovsky estará presente no evento e participará de um bate-papo com o público no dia 28 de setembro, às 20h30, no Centro Cultural São Paulo. Na mesma ocasião, o professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, Rubens Machado falará sobre a obra da artista.

Já o eixo contemporâneo da 1ª Mostra Cine Brasil Experimental tem seu foco sobre a obra de três cineastas brasileiras: Letícia Ramos, Ana Vaz e Louise Botkay. Serão exibidos curtas-metragens realizados por cada uma delas, entre eles: The Blue Night (2017, 5′), VOSTOK (2014, 8′) e Não é Difícil para um Investigador da Natureza Simular os Fenômenos (2018, 8′), de Letícia Ramos; Estou Aqui (2015, 7′), Vertières I, II e III (2014, 10′) e Sugar Freeze (2011, 10′), de Louise Botkay; e Occidente (2014, 15′), Há Terra! (2016, 13′), A Idade da Pedra (2016, 13′) e Sacris Pulso (2008, 15′), de Ana Vaz.

 

Seminário e curso

O 1º Seminário de Cinema Experimental Brasileiro acontece no dia 24 de setembro, das 11h às 19h, no Centro Cultural São Paulo e será composto por duas mesas redondas com pesquisadores e teóricos especialistas na história e na filmografia do cinema experimental brasileiro e uma palestra ministrada pelo cineasta experimental e pesquisador Carlos Adriano, que acontecerá, dentro do contexto do seminário, às 17h.

Já o curso Introdução ao Cinema Experimental Brasileiro, com Renato Coelho e Priscyla Bettim, acontece entre os dias 25 e 27 (às 14h nos dois primeiros dias e às 11h, no último). O acesso a essas atividades é gratuito. As inscrições para o curso serão realizadas no primeiro dia de aula. Para o seminário não é necessário se inscrever; basta retirar senhas a partir das 10h, do dia 24 de setembro. Os ouvintes tanto do curso quanto do seminário receberão certificado.

Conheça a programação completa.

 

24/09 – TERÇA-FEIRA

11h – Abertura do 1º Seminário de Cinema Experimental Brasileiro

11h10 – Mesa 1: Vanguarda e Experimental no Cinema Brasileiro: Rupturas e Continuidades, com Lucas Parente, Patrícia Mourão e Lucas Murari

15h – Mesa 2: Vanguardas sessentistas e setentistas do Cinema Brasileiro, com Rafael Bezzon, Anna Karinne Ballalai e Emília Santos

17h30 – Palestra: Pontos definem uma periferia; ou uma constelação: hipóteses improváveis para uma história do cinema experimental no Brasil, com Carlos Adriano

20h – Sessão de abertura (61’, exibição em arquivo digital): Eclipse (Antônio Moreno, 1984, 11’) e Lupe (José Rodriguez-Soltero, 1966, 50’)

 

25/09 – QUARTA-FEIRA

14h – Curso Introdução ao Cinema Experimental Brasileiro, com Renato Coelho e Priscyla Bettim (aula 1, 90′)

16h – Panorama Histórico: Sessão de curtas 1: CORCINA (76’, exibição em diversos formatos) – Os Sonacirema (André Parente, 1978, 10’, exibição em arquivo digital), Era Uma Vez…* (Jorge Abranches, 1979, 8’, exibição em arquivo digital), Curto Circuito (André Parente, 1980, 10’, exibição em 35mm), Angela Noite (Roberto Moura, 1980, 10’, exibição em 16mm), Cinema Ação Curtametralha (Sérgio Péo, 1978, 12’, exibição em arquivo digital), Lygytymah Depheza* (Lúcio Aguiar, 1981, 10’, exibição em arquivo digital), Cildo Meireles (Wilson Coutinho, 1979, 12’, exibição em arquivo digital), Acorde Maior (José Inácio Parente, 1984, 4’, exibição em 35mm)

17h30 – Panorama Histórico: Sessão de curtas 2: Cinéma de salon (filmes de Raymond Chauvin) e Edgard Navarro (74’, exibição em arquivo digital) – Café Jornal (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3′), Anti-cinema (?) (Auto retrato n. 4) (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3’), Iconoclasta (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3’), Decadentismo (Amador n. 5) Um Manifesto (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3’), Metamorfose (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3’), Metamorfose 2 (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3’), Decadente n. 4 (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3’), Improviso n. 2 (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3’), Non-figuratif (Raymond Chauvin, 1970-1980c, 3’), Exposed* (Edgard Navarro, 1978, 8’), O Rei do Cagaço* (Edgard Navarro, 1977, 10’), Lin e Katazan* (Edgard Navarro, 1979, 6’), Alice no País das Mil Novilhas* (Edgard Navarro, 1976, 20’)

19h – Panorama Histórico: Sessão de curtas 3 (52’, exibição em diversos formatos) – Abá (Cristina Amaral e Raquel Geber, 1992, 16’, exibição em arquivo digital), Noite Final Menos Cinco Minutos (Débora Waldman, 1993, 10’, exibição em 35mm), Kyrie ou O Início do Caos (Débora Waldman, 1998, 14’, exibição em 35mm), Um Filme Como Outros* (Luiz Renato Martins, 1978, 28’, exibição em arquivo digital)

20h – Foco Contemporâneo: Ana Vaz I (72’, exibição em arquivo digital) – Occidente (Ana Vaz, 2014, 15’), Há Terra (Ana Vaz, 2016, 13’), A Idade da Pedra (Ana Vaz, 2013, 29’), Sacris Pulso (Ana Vaz, 2008, 15’)

 

26/09 – QUINTA-FEIRA

14h – Curso Introdução ao Cinema Experimental Brasileiro, com Renato Coelho e Priscyla Bettim (aula 2, 90’)

16h – Nietzsche Sils Maria Rochedo de Surlej (Rosa Dias, Julio Bressane, Rodrigo Lima, 2019, 58’, exibição em DCP)

17h15 – Panorama Histórico: Sessão de curtas 4 (76’, exibição em arquivo digital) – A Pátria* (Jorge O Mourão, 1977, 3’), Costumes da Casa* (Jorge O Mourão, 1977, 12’), Shave and Send* (Jorge O Mourão, 1977, 18’), Washington Square* (Jorge O Mourão, 1978, 6’), BRASIL 1.872.000 MINUTOS/NOVES FORA?* (Jorge O Mourão, 1977, 18’), Pira* (Sérgio Péo, 1972, 15’), Explendor no Martírio* (Sérgio Péo, 1974, 10’)

19h – Panorama Histórico: ORG (Fernando Birri, 1967-1978, 175’, exibição em DCP)

 

27/09 – SEXTA-FEIRA

11h – Curso Introdução ao Cinema Experimental Brasileiro, com Renato Coelho e Priscyla Bettim (aula 3, 90’)

16h30 – Foco Contemporâneo: Ana Vaz II (59’, exibição em arquivo digital): Amazing Fantasy (Ana Vaz, 2018, 3’), Un film, réclamé (Ana Vaz e Tristan Bera, 2015, 20’), Atomic Garden (Ana Vaz, 2018, 6’), Olhe Bem as Montanhas (Ana Vaz, 2018, 30’)

17h45 – Panorama Histórico: Sessão de curtas 5 (73’, exibição em arquivo digital) – Pantera Negra (Jô Oliveira, 3’, 1968), Eclipse (Antônio Moreno, 1984, 11’), Vôo Cósmico* (Bassano Vaccarini e Rubens Francisco Lucchetti, 1961, 3’), O Bem-aventurado* (Neville d’Almeida, 1966, 12’), ? In Memoriam O ROTEIRO DO GRAVADOR (Sylvio Lanna, 2019, 22’), Um Cinema Caligráfico (Sylvio Lanna, 2019, 22’)

20h – Homenagem à Vivian Ostrovsky: Sessão de curtas 1 (93’, exibição em arquivo digital) – Copacabana Beach (Vivian Ostrovsky, 1983, 10’), Eat (Vivian Ostrovsky, 1988, 14’), USSA (Vivian Ostrovsky, 1985, 11’), Trois étoiles (Vivian Ostrovsky, 1987, 12’), Ice Sea (Vivian Ostrovsky, 2005, 32’), Losing the Thread (Vivian Ostrovsky, 2014, 8’), Hiatus (Vivian Ostrovsky, 2018, 6’)

 

28/09 – SÁBADO

16h30 – Panorama Histórico: Sessão de curtas 6 – Teo Hernandez I (56’, exibição em arquivo digital) – Nuestra Señora de Paris (Teo Hernandez, 1981-1982, 22’), L’Eau de la Seine (Teo Hernandez, 1982-1983, 18’), Michel là-bas (Teo Hernandez, 1970, 16’)

17h45 – Foco Contemporâneo: Louise Botkay (57’, exibição em arquivo digital) – Estou Aqui (Louise Botkay, 2015, 7’), Vertières I II III (Louise Botkay, 2014, 10’), Sugar Freeze (Louise Botkay, 2011, 10’), Mammah (Louise Botkay, 2006, 8’), 4 portes (Louise Botkay, 2009, 6’), Pena Verde (Louise Botkay, 2019, 6’), Nômades (Louise Botkay, 2018, 10’) – Sessão seguida de bate-papo com a realizadora

19h15 – Homenagem à Vivian Ostrovsky: Sessão de curtas 2 (85’, exibição em arquivo digital) – Nikita Kino (Vivian Ostrovsky, 2002, 40’), Allers venues (Vivian Ostrovsky, 1984, 12’), Public Domain (Vivian Ostrovsky, 1996, 12’), Work and Progress (Vivian Ostrovsky, 1999, 11’), Tatitude (Vivian Ostrovsky, 2009, 4’), Wherever Was Never There (Vivian Ostrovsky, 2009, 6’)

20h45 – Bate-papo com Vivian Ostrovsky (com a presença do professor Rubens Machado – ECA/USP)

 

29/09 – DOMINGO

16h30 – Homenagem a Luiz Rosemberg Filho (71’, exibição em arquivo digital) – Imagens (Luiz Rosemberg Filho, 1972, 52’), Landscape (Luiz Rosemberg Filho, 2017, 16’), O Cinema Segundo Luiz Rô (Renato Coelho, 3’, 2013)

18h – Foco Contemporâneo: Letícia Ramos (28’, exibição em diversos formatos) – Grão (Letícia Ramos, 2016, 7’, exibição em arquivo digital), The Blue Night (Letícia Ramos, 2017, 5’, exibição em arquivo digital), VOSTOK (Letícia Ramos, 2014, 8’, exibição em 35mm), Não É Difícil Para Um Investigador da Natureza Simular os Fenômenos (Letícia Ramos, 2018, 8’, exibição em arquivo digital)

18h45 – Panorama Histórico: Sessão de curtas 7 – Marcos Bertoni (67′, exibição em super-8) – Concerto (Marcos Bertoni, 1980, 9’), Projeção (Marcos Bertoni, 1981, 3’), A Revolução das Massas (Marcos Bertoni, 1983, 9’), Doutor Ekard (Marcos Bertoni, 2002, 18’), Recuerdos da República (Marcos Bertoni, 2002, 6’), Cocô Preto (Marcos Bertoni, 2003, 16’), Môr (Marcos Bertoni, Imensidão Azul (Marcos Bertoni, 2006, 6’)

20h30 – Panorama Histórico: Teo Hernandez II – Salomé (Teo Hernandez, 1976, 65’, exibição em arquivo digital)

* Filmes que receberam novas digitalizações especialmente para este evento.

 

Serviço

1ª Mostra Cine Brasil Experimental

Onde: Centro Cultural São Paulo

Quando: 24 a 29 de setembro de 2019

Quanto: R$ 2,00 (apenas para as sessões, as atividades paralelas são gratuitas)

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