O VIII CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira acontece entre os dias 4 e 10 de setembro de 2017, no Cine Theatro Cachoeirano e no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB).

Neste ano, serão exibidos 65 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Deste total, cinco são inéditos e vão estrear no CachoeiraDoc, entre eles Por Trás da Linha de Escudos, de Marcelo Pedroso, que será exibido posteriormente na competição do 50º Festival de Brasília.

Outro destaque são as mostras Cinemas de Lutas (Corpos em Lutas, Memórias de Lutas e Sessões Especiais), que exibem documentários nacionais e internacionais, contemporâneos e históricos, de intervenção social, engajados e militantes. As mostras Corpos em Lutas e Memórias de Lutas tiveram a curadoria da renomada pesquisadora francesa Nicole Brenez, de Amaranta Cesar e do crítico de cinema Victor Guimarães (MG).

O Cine Festivais estará presente em Cachoeira (BA) para a cobertura do festival, que pode ser acompanhada através desta página.