De 15 a 20 de agosto de 2017 acontece no Centro Cultural São Paulo a mostra Vingança – O Novo Cinema Coreano. A programação propõe uma seleção de filmes de cineastas que tiveram seus trabalhos veiculados para o grande público do ocidente, através de verdadeiros blockbusters, mas que se estendem em suas filmografias importantes e significativas para compreender o sentimento social dos sul-coreanos.

A mostra busca espelhar características da sociedade sul-coreana que, ainda que seja de um país “pacifista”, com uma forte campanha de desarmamento, possui uma longa história de conflitos internacionais marcados por guerras e invasões que resultam em um posicionamento violento, retratado em todos os filmes com crimes, criaturas sanguinárias, assassinatos a sangue frio e tortura.

As exibições vão acontecer na Sala Lima Barreto e os filmes serão exibidos em formato DCP e arquivo digital.

Conheça a seguir a programação completa da mostra Vingança – o novo cinema coreano

 

15/8 – TERÇA

14h30 – Memórias de um assassino – 2003, arquivo digital

17h – O lamento – 2016, DCP

20h – A criada – 2016, DCP

 

16/8 – QUARTA

14h30 – O homem de lugar nenhum – 2010, DCP

17h – O hospedeiro – 2006, arquivo digital

19h30 – O caçador – 2008, arquivo digital

 

17/8 – QUINTA

14h30 – O gosto da vingança – 2005, arquivo digital

17h – O caçador – 2008, arquivo digital

19h30 – Eu vi o diabo – 2010, arquivo digital

 

18/8 – SEXTA

14h30 – Memórias de um assassino – 2003, arquivo digital

17h10 – Eu vi o diabo – 2010, arquivo digital

20h – Mr. Vingança – 2002, arquivo digital

 

19/8 – SÁBADO

14h30 – O hospedeiro – 2006, arquivo digital

17h – Mar sangrento – 2011, DCP

20h – A criada – 2016, DCP

 

20/8 – DOMINGO

14h30 – Mother – a busca pela verdade – 2009, DCP

17h10 – O homem de lugar nenhum – 2010, DCP

19h30 – O lamento – 2016, DCP

 

Sinopses e Fichas técnicas

O caçador

(Chugyeogja, 2008,125min, digital, suspense)

direção: Hong-jin Na – elenco: Yun-seok Kim, Jung-woo Ha, Yeong-hie Seo

Desde que abandonou o trabalho como policial, Joong-ho trabalha como cafetão. Ele começa a ficar preocupado quando algumas de suas prostitutas desaparecem. Todas as pistas levam a um único homem, com quem todas as mulheres desaparecidas se encontraram. O suspeito é facilmente detido e admite todos os seus crimes, mas os problemas de Joong-ho estão apenas começando: ele tem apenas algumas horas para encontrar provas que mantenham o assassino na cadeia, senão ele será liberado.

 

A criada

(Agassi, 2016, 150min, DCP, suspense)

direção: Chan-Wook Park – elenco: Kim Min-Hee, Kim Tae-Ri, Ha Jung-Woo

Coreia do Sul, anos 1930. Durante a ocupação japonesa, a jovem Sookee é contratada para trabalhar para uma herdeira nipônica, Hideko, que leva uma vida isolada ao lado do tio autoritário. Só que Sookee guarda um segredo: ela e um vigarista planejam desposar a herdeira, roubar sua fortuna e trancafiá-la em um sanatório. Tudo corre bem até que Sookee aos poucos começa a compreender as motivações de Hideko.

 

Eu vi o diabo

(Akmareul boatda, 2010, 142min, cópia digital, suspense)

direção: Jee-Woon Kim – elenco: Byung-Hun Lee, Min-sik Choi, Oh San-ha

Existe um psicopata sanguinário à solta na Coreia do Sul. Jang Kyung-chul mata qualquer pessoa para obter carne humana. A polícia tenta capturá-lo por décadas, sem sucesso. Quando a noiva de Soo-hyun, um agente secreto, é assassinada por esse homem, o agente decide procurar sozinho pelo responsável. O encontro entre os dois homens ocorre rapidamente, mas Soo-hyun decide que a morte não é suficiente: será preciso torturá-lo, muitas vezes, para que sinta todo o mal que causou.

 

O gosto da vingança

(Dal kom han in-saeng, 2005, 120min, digital, suspense)

direção: Jee-Woon Kim – elenco: Byung-Hun Lee, Jung-Min Hwang, Yu-mi Jeong

O chefe de uma gangue suspeita que a sua namorada está tendo um caso com outro homem. Para resolver a questão de uma vez por todas ele decide enviar o seu braço direito e melhor matador para lidar com o caso. Com a missão de eliminar a moça, Sunwoo, no entanto, começa a ter dúvidas sobre a operação e isso é algo que pode colocar sua vida em risco.

 

O homem de lugar nenhum

(Ajeossi, 2010, 120min, DCP, suspense)

direção: Jeong-beom Lee – elenco: Won Bin, Kim Sae-Ron, Hee-won Kim

A única ligação que o ex-agente Cha Tae-shik tem com o resto do mundo é uma menina, Jeong So-mi, que vive nas proximidades. Sua mãe, Hyo-jeong, que é contrabandista de drogas numa organização, confia a Tae-shik todo seu produto, mas sem que ele saiba o que é. Quando os traficantes descobrem, eles sequestram Hyo-jeong e So-mi. A gangue promete libertá-los se Tae-shik fizer uma entrega para eles. No entanto, nada é tão simples quanto parece, até que o ex-agente descobre que eles estão numa enrascada.

 

O hospedeiro

(Gwoemul, 2006, 120min, cópia digital, suspense)

direção: Joon-Ho Bong – elenco: Song Kang-Ho, Hie-bong Byeon, Doona Bae

Na beira do rio Han moram Hie-bong e sua família, donos de uma barraca de comida no parque. Seu filho mais velho, Kang-du, tem 40 anos, mas é um tanto imaturo. A filha do meio é arqueira do time olímpico coreano e o filho mais novo está desempregado. Todos cuidam da menina Hyun-seo, filha de Kang-du, cuja mãe saiu de casa há muito tempo. Um dia surge um monstro no rio, causando terror nas margens e levando com ele a neta de Hie-bong. Em busca da menina, os membros da família decidem enfrentar o monstro.

 

O lamento

(Goksung, 2016, 156min, DCP, suspense)

direção: Hong-jin Na – elenco: Do-Won Kwak, Hwang Jeong-min, Chun Woo-hee

Um vilarejo pacífico começa a testemunhar assassinatos cruéis cometidos pelos moradores. Os criminosos parecem estar fora de si e as autoridades desconfiam que talvez tenham consumido cogumelos venenosos. No entanto, o inspetor de polícia Jong-Goo suspeita que os casos tenham uma origem sobrenatural, ligada a um forasteiro que acaba de chegar ao local. Enquanto investiga o homem suspeito, percebe que sua filha pode ser vítima do ataque.

 

Mar sangrento

(Hwanghae, 2011, 140min, DCP, suspense)

direção: Hong-jin Na – elenco: Yun-seok Kim, Ha Jung-Woo, Jo Seong-Ha

Um motorista de táxi da região de Yanji, na fronteira com a Coreia do Norte, Rússia e China, está passando por momentos de extrema tensão. Sem esperanças de reencontrar sua esposa, que precisou ir para a Coreia trabalhar, ele acaba aceitando uma proposta perigosa de um homem: trabalhar como um assassino de aluguel para conseguir colocar sua vida em ordem.

 

Memórias de um assassino

(Salinui chueok, 2003, 130min, cópia digital, suspense)

direção: Joon-Ho Bong – elenco: Song Kang-Ho, Kim Sang-kyung, Hie-bong Byeon

Em 1986, na Coreia do Sul, uma jovem muher é encontrada morta, com marcas de tortura. Os detetives Park Doo-Man e Cho Yong-koo ficam responsáveis pelo caso, o segundo assassinato de uma mulher na cidade. Sem avançar na investigação, os dois não apresentam qualquer suspeita e terão de trabalhar com outro detetive, Seo Tae-Yoon, que está convencido de que é um caso de assassinatos em série. Quando uma terceira mulher é vítima do bandido, os detetives começam a encontrar pistas que os levarão até o assassino.

 

Mother – a busca pela verdade

(Mother, 2009, 130min, DCP, suspense)

direção: Joon-Ho Bong – elenco: Kim Hye-Ja, Won Bin, Ku Jin

Uma mulher viúva cuida sozinha de seu filho único, Do-joon. Este homem de 28 anos, ingênuo e infantil, costuma se comportar de maneira inconsequente, dependendo com frequência da atenção materna. Um dia ele é acusado do assassinato de uma adolescente, mas parece sequer compreender a acusação que enfrenta. Diante da incompetência do advogado encarregado de defendê-lo, a mãe parte em busca do verdadeiro assassino para provar a inocência de seu filho.

 

Mr. Vingança

(Boksuneun naui geot, 2002, 129min, cópia digital, suspense)

direção: Chan-Wook Park – elenco: Song Kang-Ho, Shin Ha-Kyun, Doona Bae

Ry é surdo-mudo. Sua adorada irmã precisa com urgência de um transplante de rim. Na ausência de doadores compatíveis, Ryu recorre ao mercado negro, mas é trapaceado e perde todas suas economias, bem como o próprio rim. Ryu então é convencido por sua namorada a sequestrar a filha de 4 anos do empresário Dong-Jin para custear a cirurgia de transplante. Mas o plano não funciona como esperado: a irmã de Ryu se suicida e a menina raptada morre afogada. Sem outros motivos para viver, Dong-Jin e Ryu vão preparar implacáveis planos de vingança um contra o outro.

 

Serviço

Mostra Vingança – o novo cinema coreano

Data: De 15 a 20 de agosto de 2017

Local: Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo – SP)

Ingressos: R$2,00* – 99 lugares (Sala Lima Barreto)

Contato: (11) 3397-4002

Site: http://www.centrocultural.sp.gov.br/programacao_cinema_1.html

*a bilheteria será aberta uma hora antes do início de cada sessão para a retirada de ingressos, que não estarão disponíveis pela internet