Entre os dias 19 e 27 de setembro de 2017, o Centro Cultural São Paulo exibe a mostra Romance 21 – Os melhores romances do século 21, segundo a Curadoria de Cinema do CCSP.

O evento traz também a lista dos Melhores Romances do Século 21, de acordo com o pensamento de convidados que definiram 25 títulos de romance que se caracterizariam, pelo menos até o momento, como os melhores do século. As exibições acontecem na Sala Lima Barreto.

Conheça a seguir a programação completa da Mostra Romance 21 – Os melhores romances do século 21

 

19/9 – terça

15h – Deixa ela entrar

17h – Amor à flor da pele

19h30 – Brilho eterno de uma mente sem lembranças

 

20/9 – quarta

15h – Brilho eterno de uma mente sem lembranças

17h – Todos os outros

19h30 – O novo mundo

 

21/9 – quinta

15h10 – O fabuloso destino de Amélie Poulain

17h40 – Adeus, Primeiro Amor

20h – Gloria

 

22/9 – sexta

15h – Oasis

17h30 – Apenas uma noite

19h30 – O novo mundo

 

23/9 – sábado

15h – À procura do amor

17h – Amor à flor da pele

19h – Adeus, primeiro amor

 

24/9 – domingo

15h – Deixa ela entrar

17h30 – Azul é a cor mais quente

 

26/9 – terça

15h – Adeus, primeiro amor

17h30 – O fabuloso destino de Amélie Poulain

20h – Loucamente apaixonados

 

27/9 – quarta

16h – Azul é a cor mais quente

19h30 – Gloria

 

SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS

À procura do amor

(Enough – Said, 2013, 93min, DCP, romance)

Direção: Nicole Holofcener – elenco: Julia Louis-Dreyfus, James Gandolfini, Catherine Keener

A massagista Eva é divorciada e teme a partida da sua filha para a faculdade. Ela começa um romance com Albert, um homem que está vivendo um momento muito parecido com o seu. Só que esse relacionamento será ameaçado com a chegada de sua nova cliente, Marianne, ex-mulher de Albert.

 

Adeus, primeiro amor

(Un amour de jeunesse, 2010, 110min, DCP, romance)

Direção: Mia Hansen-Løve – elenco: Lola Creton, Sebastian Urzendowsky, Valérie Bonneton

Camille e Sullivan vivem pela primeira vez a sensação do amor. Ela tem 15 anos e ele é um pouco mais velho. O casal tem um relacionamento inocente, despretensioso e maduro para a idade deles. Quando Sullivan decide deixar o país os sonhos de ambos caem por terra, fazendo-os sentir um tipo de dor até então desconhecida.

 

Amor à flor da pele

(Fa yeung nin wa, 2001, 98min, 35mm, romance)

Direção: Kar-Wai Wong – elenco: Tony Leung Chiu Wai, Maggie Cheung, Rebecca Pan

Chow e sua mulher acabaram de se mudar. Logo ele conhece Li-Zhen, uma jovem que também acabou de se mudar com o marido. Ele trabalha para uma companhia japonesa e viaja frequentemente. Como sua mulher também fica, muitas vezes, longe de casa, Chow passa muito tempo com Li-zhen. Eles se tornam amigos e, um dia, são forçados a encarar os fatos e descobrem que seus parceiros estão tendo um caso.

 

Apenas uma noite

(Last Night, 2012, 92min, 35mm, romance)

Direção: Massy Tadjedin – elenco: Keira Knightley, Sam Worthington, Guillaume Canet

Joanna acusa o marido, Michael, de estar interessado em uma colega de trabalho. Pouco tempo depois, enquanto ele se prepara para fazer uma viagem a trabalho, ela assume que exagerou nas acusações e lhe pede desculpas. Eles passam a noite separados devido à viagem, mas Michael não esquece o que a esposa lhe disse e resolve testar se a acusação é verdadeira. Nesta mesma noite Joanna reencontra Alex, um amor do passado, que a faz balançar.

 

Azul é a cor mais quente

(La Vie d’Adèle – Chapitres 1 et 2, 2013, 179min, 35mm, romance)

Direção: Abdellatif Kechiche – elenco: Léa Seydoux, Adèle Exarchopoulos, Salim Kechiouche

Adèle é uma garota de 15 anos que percebe que está apaixonada por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente.

 

Brilho eterno de uma mente sem lembranças

(Eternal Sunshine of the Spotless Min, 2004, 108min, DCP, romance)

Direção: Michel Gondry – elenco: Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst

Joel e Clementine formavam um casal, que durante, anos tentou fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória dos quais ela não participa.

 

Deixa ela entrar

(Låt den rätte komma in, 2009, 114min, 35mm, terror)

Direção: Tomas Alfredson – elenco: Kåre Hedebrant, Lina Leandersson, Per Ragnar

Blackeberg, subúrbio de Estocolmo. Oskar é um garoto de 12 anos que se sente só. Na escola sempre é provocado por outros garotos e, apesar da raiva que sente, é incapaz de reagir. Um dia, ao brincar no pátio repleto de neve do prédio onde mora, ele conhece Eli, uma garota pálida e solitária que se mudou para a vizinhança recentemente, em companhia de seu suposto pai. Apesar do temor em se aproximar de Oskar, logo Eli se torna sua amiga. Paralelamente, uma série de assassinatos macabros acontecem e Eli está envolvida com esses fatos.

 

O fabuloso destino de Amélie Poulain

(Le Fabuleux destin d’Amélie Poulain, França, 2002, 120min, 35mm, romance)

A inocente Amélie (Audrey Tautou) se muda do subúrbio para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando ser de um antigo morador, decide procurá-lo e, ao encontrá-lo, vê que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto. Ela fica impressionada com isso e adquire uma nova visão do mundo. A partir de pequenos gestos, passa a ajudar pessoas que a rodeiam. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

 

Gloria

(2014, 110min, DCP, drama)

Direção: Sebastián Lelio – elenco: Paulina García, Sergio Hernandez, Marcial Tagle

Santiago, Chile. Gloria é uma mulher solitária de 58 anos, cujos filhos já saíram de casa há algum tempo. Ela tem o hábito de ir a bailes dedicados à terceira idade e lá ela conhece vários homens com os quais costuma se envolver. A situação muda quando conhece Rodolfo, um ex-oficial da Marinha. Gloria se apaixona por ele e passa até mesmo a aspirar um relacionamento permanente, mas logo é obrigada a confrontar alguns dos seus segredos mais obscuros.

 

Loucamente apaixonados

(Like Crazy, 2012, 89min, digital, romance)

Direção: Drake Doremus – elenco: Anton Yelchin, Felicity Jones, Jennifer Lawrence

A inglesa Anna estuda nos Estados Unidos e conhece Jacob, um jovem americano. Eles se apaixonam e vivem uma breve história de amor. A jovem ultrapassa o limite da estada, violando o visto de estudos, para ficar com o amado e é expulsa do país. Morando em continentes diferentes, eles tentam manter uma relação a distância e lutam para ficar juntos outra vez.

 

O novo mundo

(The New World, 2006, 136min, DCP, romance)

Direção: Terrence Malick – elenco: Colin Farrell, Christian Bale, Q’Orianka Kilcher

Ao lado de mais de 100 homens, o oficial inglês John Smith – desembarca no continente americano para fixar novas colônias. Porém, depois do choque cultural, ele acaba se apaixonando por uma princesa nativa: Pocahontas. Esse amor se tornou uma das lendas mais famosas da história norte-americana.

 

Oasis

(Oasiseu, 2002, 132min, digital , romance)

Direção: Lee Chang-Dong – elenco: Kyung-gu Sol, So-ri Moon

O filme conta a história de amor de um jovem deficiente mental e uma jovem com paralisia cerebral.

 

Todos os outros

(Alle Anderen, 2009, 119min, digital, romance)

Direção: Maren Ade – elenco: Birgit Minichmayr, Lars Eidinger, Hans-Jochen Wagner

Os jovens Gitti e Chris decidem passar as férias juntos na Sardenha. Eles encontram um novo casal, Sana e Hans, e sua relação se desestabiliza simplesmente por observarem o namoro aparentemente bem-sucedido dos novos amigos.

 

Serviço

Mostra Romance 21 – Os melhores romances do século 21

Data: De 19 a 27 de setembro de 2017

Local: Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo – SP)

Ingressos: R$2,00* - 99 lugares (Sala Lima Barreto)

Contato: (11) 3397-4002

Site: http://centrocultural.sp.gov.br/

*a bilheteria será aberta às 14h para retirada dos ingressos das sessões do respectivo dia